É 103% maior

O desmatamento no Cerrado atingiu 115 mil hectares. A área registrada em novembro de 2023 é 103% maior do que a registrada no mesmo mês do ano passado e 70% maior do que a marca de 2021. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado) na quarta-feira. O desmatamento acumulado de 2023 até este mês, para todo o bioma, chega a 966 mil hectares, já 19% maior do que todo o desmatamento de 2022 no bioma. Além do aumento em relação ao ano passado, novembro registrou um crescimento de 5% em relação a outubro e se tornou o mês com a terceira maior área desmatada em 2023.

Matopiba

A alta no desmatamento foi impulsionada pelo crescimento da área devastada no Matopiba, fronteira agrícola composta por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Feninfra

Da presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), Vivien Mello Suruagy:

Salários

"Estou desapontada com a decisão anunciada pelo governo federal de que recorrerá contra a prorrogação da desoneração da folha de pagamento dos salários até 2027." (VMS)

Observa
"Os próprios trabalhadores comprovaram o crescimento das vagas nos últimos anos. Toda a sociedade observa quem é favorável ao emprego e à carteira assinada." (VMS)

Define

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou o relatório final do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as diretrizes para a elaboração do Orçamento.

Brasil

A correção da tabela do Imposto de Renda (IR) segue fora do Orçamento de 2024. Promessa de campanha de Lula ainda não foi formalizada como proposta pela equipe econômica.

Natal

Em Brasília, acho que o cenário não difere de outras cidades: shoppings capricham nos sorteios de automóveis. Papai Noel está vencendo as vendas e presépios derraparam.

Ajuda
As crianças estão felizes dentro das lojas, com pais e mães também felizes. Do lado de fora a conversa é outra: descalças e descalços pedem ajuda em cartazes de papelão.

Abraços

A quem interessar possa, estou tranqüilo, pois não estou só. Pirralhos, pirralhas, nanicos e nanicas dão reforço. Outras gerações, outra linguagem que inclui o abraço.

Jingle Bell

Brasília me deu reforço há 48 anos para seguir em frente, fazendo o que gosto: escrever e conversar. Ainda guardo no meu baú o Papai Noel do Mazza. Feliz Natal!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Brasil no Grupo dos Dez

Próximo

Do livro Patas Arriba

Deixe seu comentário