
A espera de conserto
Depois que os semáforos foram instalados, acabaram os acidentes de trânsito na esquina das ruas Santos Dumont e Voluntários da Pátria. Eram frequentes. Atento cidadão chama a atenção e pede providências. Na foto, a situação em que se encontra o que seria a entrada da boca-de-lobo na mesma esquina, junto ao prédio do Centro de Especialidades. A cada dia está mais deteriorado e oferecendo riscos de acidentes, principalmente quedas de pessoas idosas. Não deve ser difícil deixar tudo nos trinques e, se possível, colocar barras de ferro que possam servir de apoio para subidas e descidas. População agradece.
ENTENDA
Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) confirma o vereador Marcos Ferreira (UB) para continuar como Líder do Governo na Câmara. A oficialização ocorreu em conversa na terça, no gabinete, também com presença do secretário de Governo, Fábio Machado (foto). O curioso nesta situação é que, no primeiro governo de Paula, Marcola era o líder da oposição, pelo PT. Quando passou para o PTB e agora União Brasil, começou a aproximação. Ele é o líder nos últimos três anos da administração tucana e agregados.
CONVERSAS
Reunião no Ministério dos Transportes, com participações de cerca de 30 lideranças políticas, empresariais e sindicais, discute com o ministro Renan Filho a situação do Polo Pelotas. Duração perto de duas horas.
NOVIDADE
Sem apresentar dados técnicos e sobre como se chegou a proposta, Renan Filho indicou uma prorrogação do atual contrato entre três e cinco anos, com redução da tarifa hoje praticada em até 60%.
PERIGO
A expressão "até 60%" representará possibilidade de decisão com índices menores. Por exemplo: 10% de redução está entre os até 60%. Ou não? O correto é determinar, na proposta, "redução de 60%". Ou mais.
NÚMEROS
A tarifa hoje é de R$ 19,60%. Os 60% apresentados representam R$ 11,76 deste valor. Na aula básica de Matemática, R$ 19,60 - R$11,76 = R$ 7,84. Quanto maior o índice de redução, menor a tarifa.
TEMPO
Outro ponto não bem explicado por Renan Filho é sobre a partir de quando haveria a prorrogação do contrato sugerida. Três anos, a partir de agora, chega a 2027 e cinco anos, a 2029. A partir de março de 2026, três anos vai a 2029 e cinco anos a 2031.
LUCRO
Outro ponto é a Taxa de Retorno da concessionária. Hoje está perto de 25%, quando o regrado é de até 15%. Há parecer da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que repousa dentro do Tribunal de Contas da União (TCU). Indica superfaturamento na ordem de R$ 800 milhões.
LADOS
Na reunião ficou clara a divisão de posicionamentos. De um lado, os que defendem a não prorrogação do contrato, a redução da tarifa e a realização de uma nova licitação até março de 2026. De outro, a defesa da prorrogação por três ou cinco anos, com redução.
LADOS II
O prefeito Fábio Branco (MDB), os deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB) e Afonso Hamm (PP) e líderes empresariais, defenderam a não prorrogação, redução e nova licitação. Ficou o indicativo de discutir mais três anos, com imediata redução e fixação de prazos.
LADOS III
O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) defende que a comunidade seja ouvida e para apresentar seu desejo. Deixou transparecer que, com ajustes, a proposta feita por Renan Filho, pode ter andamento. Como redução da tarifa, execução do Lote 4 no Porto, em Rio Grande.
PRESENÇA
Convidado por Lindenmeyer, Milton Rosselli da Silveira, participou da reunião. Ele é o coordenador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pelotas e região. Sua fala apontou redução da tarifa para R$ 11,00 (indicativo extraoficial da Ecosul) e licitação no término do contrato, com não renovação. Falou em ganhos sociais e econômicos.
DESCONFIANÇA
Milton elaborou documento em uma página e entregue a Renan Filho. Além de considerações preliminares, tem três pontos. Os dois primeiros acima. No terceiro, uma questão que tem gerado comentários paralelos e nunca apresentados em público.
DESCONFIANÇA II
Afirma e assina Rosselli no item 3: "Substituição dos membros da ANTT que demonstram mais apreço com os interesses econômicos da empresa concessionária do que com os aproximadamente um milhão de cidadãos e cidadãs que foram tão gravemente afetados pelo aumento abusivo do preço dos pedágios".
AVALIAÇÃO
Renan Filho disse ser franco, claro e que gosta de ser objetivo. Um dos representantes do Espeto na reunião entendeu que Renan indicou que a proposta de prorrogação do contrato protocolada pela Ecosul não teria aprovação.
ENCAMINHAMENTOS
Não foi apontada uma data para nova reunião. As lideranças políticas e empresariais querem realizar encontro em seguida, similar ao que já ocorreu em Pelotas. Para tomada de posições.
Pensamento
A melhor arma: o amor; a força maior: a mente; o presente maior: a vida.
Madre Teresa de Calcutá
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