Um novo espaço
Por José Ricardo Castro
espeto@diariopopular.com.br
(53) 99113-1175
"Por mais inteligente que alguém possa ser, se não for humilde, o seu melhor se perde na arrogância. A humildade ainda é a parte mais bela da sabedoria."
Projeto de estruturação da hoje ainda inexistente Praça Palestina tem convênio assinado entre a Prefeitura de Pelotas e a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. A praça está batizada, mas hoje é um excelente terreno em frente ao Ginásio Municipal Karosso, no quadrilátero das ruas Alberto Rosa, Dr. Cassiano, Álvaro Chaves e Voluntários da Pátria. O projeto (foto), de acordo com o assessor especial de Esportes da Prefeitura de Pelotas, Carlos Júnior (PSD), terá investimento na ordem de R$ 470 mil com pista de atletismo, academia ao ar livre, passeios com acessibilidade e, numa segunda etapa, pavimentação de caminhos, quadra esportiva, praça e mobiliário e espaço pet. Aguardemos.
ENTENDA
Movimento Democrático Brasil (MDB) terá atividade política em Pelotas sexta que vem. É o projeto Mobiliza 15 - Semear trabalho, partilhar conquistas, realizado em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães. Participação de partidários da Costa Doce, com 13 municípios, e Zona Sul, com 20. Os palestrantes serão o advogado e sociólogo Milton Cava, a cientista social e política Elis Radmann e a jornalista Soraia Hanna (foto). Lideranças do partido ainda não divulgadas. Tudo a partir das 18h30min, no Clube Diamantinos.
POSIÇÃO
Deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) conversa com o Espeto sobre as eleições marcadas para o ano que vem. “Não descarto e nunca descartei em concorrer a prefeito de Pelotas, minha cidade, e não vou fugir da raia”, afirma ao responder a óbvia pergunta.
GRUPO
Entende que a candidatura que surgir da administração deverá estar comprometida em manter o projeto que vem sendo realizado em Pelotas, com a liderança do PSDB e apoio de outros partidos. “Temos uma gestão responsável”, aponta.
CONTATOS
Trzeciak diz que tem conversado com representantes de outros partidos sobre sua possível candidatura a prefeito. Cita PP, Republicanos, União Brasil e PL. “Estou disposto a conversar com todos”, complementa.
DECISÃO
“Se acharem que, para vencer a eleição, for o meu nome, posso ser, se entenderem ser o melhor nome para seguir com o projeto que hoje administra Pelotas”, reforça. As avaliações também passam pelos partidos que hoje integram a base aliada, como Cidadania, PSD e Podemos.
REGIÃO
Daniel Trzeciak fala sobre conversas que mantém com lideranças políticas de municípios da Zona Sul. Cita Camaquã, Capão do Leão, Santa Vitória do Palmar, Pedro Osório e Cerrito, onde o indicativo é para que continue como deputado federal, ressaltando a importância do trabalho até agora feito.
COBRANÇA
Através do Fórum Popular Permanente de Cultura de Pelotas, cem agentes culturais assinam carta que tornam pública. Fazem cobrança à Secretaria de Cultura dos recursos do ProCultura 2022 e do Festival de Verão 2023. Os valores devidos não são informados.
DEBATE
Marcada para as 18h de hoje, na Câmara de Canguçu, uma audiência pública para discutir a situação da ERS-265, que faz a ligação do Município com Piratini. Na pauta, a situação atual e lembrança do asfaltamento prometido antes da eleição de 2022.
DEMORA
Mais uma semana se inicia e muitas propriedades rurais em municípios da Zona Sul seguem sem energia elétrica. As desculpas dadas não têm mais justificativas para serem aceitas. Autoridades fazem reuniões e a população sofre e paga a conta. E a vida segue.
AVALIAÇÃO
Força Tarefa Institucional de Combate ao Feminicídio no Rio Grande do Sul estará em Pelotas quinta-feira. Atividade a partir das 18h na Câmara de Vereadores, com apoio do Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas e Procuradoria da Mulher da Câmara.
OBJETIVO
Reunião para avaliação das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher em Pelotas. Participação da deputada estadual Stela Farias (PT) e das vereadoras Miriam Marroni (PT), Carla Cassais (PT) e Fernanda Miranda (PSOL). Parece que as vereadoras Marisa Schwarzer (PSB) e Cristina Oliveira (PDT) não pegaram lista.
FORA
Nenhum município da Zona Sul, especialmente Rio Grande, está selecionado pelo governo federal para participar do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci 2. Rio Grande apresenta altos índices de violência nos dados oficiais.
ESCOLHIDOS
No Rio Grande do Sul os escolhidos foram Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Viamão, Alvorada e Santa Maria. O programa objetiva prevenir, reprimir e controlar a criminalidade em 163 municípios no País, que são responsáveis por 50% das mortes violentas intencionais.
CUIDADOS
Mesmo de julho tem a denominação de Julho Roxo para incentivar a conscientização, cuidados e tratamento do câncer de bexiga. Doença atinge a ser de 12 mil pessoas por ano no Brasil.
PICADINHO
DISPUTA
Se encerra hoje o prazo para inscrição de chapas visando a eleição da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde em Pelotas. Das 8h às 14h, na Casa dos Conselhos.
DISPUTA II
A eleição está marcada para 31 de agosto, a partir das 19h, também na Casa dos Conselhos. O mandato começa em 1º de setembro deste ano e vai até 31 de agosto de 2025.
ATRAÇÕES
Santa Vitória do Palmar será ponto de referência para atividades relacionadas com o frio. Entre 4 e 6 de agosto acontecerá o Festival de Inverno.
RETORNO
Aulas do segundo semestre letivo nas escolas particulares começam hoje. Nas redes públicas municipal e estadual, o inicio está previsto para amanhã.
ESTRUTURA
Via Secretaria de Desenvolvimento Rural, Prefeitura de Pelotas repassa motoserras para os distritos do Cerrito Alegre, Triunfo, Quilombo, Rincão da Cruz e Monte Bonito.
COFRE
Já está na conta das Prefeituras brasileiras, desde sexta-feira, o terceiro decênio de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
COFRE II
O montante repassado pelo governo federal foi de R$ 3.614.077,80. O próximo repasse está previsto para ocorrer ainda nesta semana que se inicia.
LAZER
Está firmado o convênio entre a Prefeitura de Pelotas e o Clube Brilhante. Através do Clube de Benefícios do Servidor, quem se associar ao clube terá desconto de 20%.
ALERTA
Cidadão pede registro sobre o perigo existente com a tampa de uma boca de lobo na avenida Domingos de Almeida na esquina com a rua Edmundo Berchon. Pode ceder a qualquer momento.
TEMPO
Cidadão pergunta por que, na área central de Pelotas, em especial nos calçadões, não estão instalados relógios digitais, como ocorre em outras cidades?
TEMPO II
Espeto não possui a informação final, mas lembra que foram feitas licitações para tal, com a troca de publicidade nos espaços. Não houve demonstração de interessados.
Deixe seu comentário