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Convenção garante lojas abertas em todos os domingos

Volume de vendas da Black Friday ficou abaixo da expectativa dos lojistas, com maior procura pelos eletros

Foto: Carlos Queiroz - DP - Vendas da Black Friday ficaram abaixo da expectativa dos lojistas

O comércio pelotense poderá abrir as portas em todos os domingos do ano, o que garantirá o funcionamento das lojas em todos os de dezembro, segundo a nova convenção de trabalho do setor, que deve ser assinada nos próximos dias. De acordo com o Sindicato do Comércio Lojista (Sindilojas) de Pelotas, as lojas maiores, a maioria de redes varejistas com matriz fora da cidade, já adiantaram que abrirão nos domingos de dezembro - o primeiro deles já no dia 3. As menores funcionarão apenas nos dois domingos que antecederão ao Dia de Natal, que cairá neste ano em uma segunda-feira.

A data-base do dissídio dos comerciários é 1º de setembro e o documento faz parte da convenção de trabalho. Na anterior, já estava assegurado o funcionamento do comércio aos domingos em Pelotas.

Com expectativas pouco otimistas para as vendas de Natal, o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, divulgou na terça-feira (28) à tarde o resultado do levantamento com lojistas sobre o Black Friday, promoção que teve na sexta-feira o seu dia máximo.
As vendas ficaram 3,9% acima das realizadas no ano passado, enquanto a expectativa era de crescimento de 5,13%. Os eletrodomésticos e os eletroeletrônicos foram os produtos mais procurados no Black Friday deste ano e que fizeram o aumento chegar a este índice, segundo o presidente.

Outros segmentos, como os de confecções, de calçados e de perfumes, que costumam lideram as vendas em datas comemorativas, ficaram abaixo das projeções para o Black Friday - “quase inferiores aos do ano passado”, conta Antonioli.
As expectativas agora estão voltada para o Natal. No entanto, é preciso considerar o aspecto negativo que a maioria das datas comemorativas deste ano não tiveram resultados de vendas satisfatórios.

Justificativas

A Black Friday de 2023 não empolgou os consumidores brasileiros, segundo dados da plataforma Hora a Hora. Foram registrados 8,2 milhões de pedidos, uma queda significativa de 16,3% em comparação ao ano anterior.

Especialistas apontam que os motivos para o desempenho negativo podem estar relacionados com aumento do endividamento dos consumidores e das empresas, com fraudes e com a dificuldade dos empresários de apresentarem boas ofertas.

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