Na Semana do Consumidor, cuja data principal é a sexta-feira, algumas ações estão em preparação pelo Procon Pelotas, adianta o coordenador executivo Enéias Clarindo, que vê a necessidade de ampliação da educação financeira para população, hoje já presente nas escolas públicas.
Sobre a programação para os próximos dias, o coordenador explica que ela ocorrerá na quinta e na sexta-feira, junto ao Calçadão da rua Andrade Neves. Na quinta, haverá uma ação de fiscalização sobre os direitos do consumidor junto aos lojistas.
Frisa Clarindo que o objetivo da ação de quinta-feira, pela manhã, não é fazer autuações, mas prestar orientações aos lojistas sobre o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Na sexta-feira, das 9h às 13h, a equipe do Procon Pelotas estará novamente no Calçadão da Andrade Neves, junto à esquina com a rua 7 de Setembro, para atendimento ao público consumidor. Na oportunidade, antecipa Clarindo, além de orientações, serão abertas reclamações dos consumidores e feitas consultas ao Serviço de Protençao ao Crédito (SPC).
Segundo o coordenador do Procon, os consumidores não são preparados para o exercício do consumo. “Muitos têm vergonha de pedir uma nota fiscal”, conta Clarindo, que está ultimando toda a infraestrutura para as ações de quinta e sexta-feira.
Essa desinformação dos consumidores é algo histórico, avalia Clarindo. Seria necessário ampliar a questão da educação financeira nas escolas, para a formação de consumidores mais conscientes de seus direitos e deveres. Nas escolas públicas, ela já começou a ser implantada, conta.
Sem conhecimento, muitos consumidores cobram direitos inexistentes. “A gente percebe isso”, diz o coordenador, com base no que ocorre diariamente na própria sede do Procon Pelotas, que funciona no largo de Portugal, em instalações da antiga Estação Ferroviária.
Deixe seu comentário