Comércio

Seis dicas para aproveitar o Dia do Consumidor

Data, celebrada na quarta-feira (15), é uma das mais aguardadas pelo e-commerce

Carlos Queiroz - DP - A especialista alerta sobre uma situação recorrente: as parcelas

O Dia do Consumidor, celebrado na quarta-feira (15), é uma das datas mais aguardadas por quem tem e-commerce e por quem adora uma compra online. Sua criação teve como objetivo movimentar o comércio e, por isso, lojas costumam preparar vantagens exclusivas e descontos atrativos, além de facilitar a forma de pagamento. Muitas vezes, a data é referida como “a Black Friday do primeiro semestre”.
Contudo, é preciso ter cuidado para não se enrolar e entrar no vermelho já no começo do ano. Pensando nisso, Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online, elenca seis dicas que ajudam a aproveitar as ofertas com consciência. Confira:
1 - Avalie se a compra é realmente necessária - Não é porque algo está na promoção ou com valor abaixo do mercado que você precisa comprar. Pense duas vezes: você já tinha pensado em comprá-lo antes ou foi um desejo repetino? Lembre sempre das contas fixas e obrigatórias que você tem e priorize-as.
2 - Pague à vista - A especialista alerta sobre uma situação recorrente: as parcelas. “Se muitas parcelas forem acumuladas, podem causar prejuízos no futuro. As parcelas devem ser utilizadas apenas quando o valor da compra é muito alto ou quando não há outra opção. Se não for o caso, pagar à vista é melhor, pois quita as responsabilidades sobre a compra”, explica Thaíne.
3 - Use a tecnologia a seu favor - Algumas plataformas, como comparadores de preços e aplicativos de planilhas, ajudam a otimizar o controle financeiro pessoal. Além de reduzir o tempo gasto, a tecnologia facilita a educação financeira, possibilitando visualizar os gastos como um todo ou por categorias.
4 - Utilize o cashback - Além dos descontos oferecidos pelas lojas, é possível economizar durante as compras se a loja oferecer parcerias de cashback. “Nesse sistema, é possível receber uma parte do dinheiro pago de volta após a transação, mas é importante ficar atento e buscar opções que sejam seguras, sempre pesquisando sobre a empresa ou loja antes de comprar”, orienta a executiva.
5 - Não acredite em tudo que está escrito - Em campanhas promocionais intensas, como é o caso do 15 de março, alguns produtos podem vir com frases como “último item do estoque”, “você pode parcelar em quantas vezes quiser” e “a promoção acaba hoje”. Essas são estratégias de marketing usadas para impulsionar a compra, incitando no cliente uma sensação de urgência e oportunidade única. Não se deixe influenciar e avalie a necessidade e a conveniência da compra de forma racional.
6 - Use o cartão de crédito com sabedoria - O cartão de crédito é ótimo aliado no dia a dia, por conta das facilidades que proporciona, mas, dependendo do uso, pode se tornar um inimigo. A recomendação é usá-lo apenas para contas fixas mensais e já planejadas, evitando número alto de parcelas, e estabelecer um limite adequado à renda mensal. “No caso das compras online, principalmente, devemos ter um cuidado atento para não sair comprando coisas baratas todos os dias ou semanas e, no final do mês, ter aquela surpresa na fatura com esses valores acumulados”, ressalta Thaíne.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Preço do chocolate muda preferência do cliente Anterior

Preço do chocolate muda preferência do cliente

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões Próximo

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Deixe seu comentário