Pesquisa
Três em cada quatro pequenas empresas usam ferramentas digitais
É o que aponta a quarta edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
(Foto: Divulgação) - mudança. O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforça a importância da presença digital nas novas empresas
Os empreendedores que utilizam a internet, os aplicativos de mensagens e as redes sociais para fazer negócios já representam três em cada quatro pequenas empresas do País.
É o que aponta a quarta edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse é o melhor resultado de toda a série histórica da pesquisa, iniciada logo após a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil. Em maio de 2020, 59% das micro e pequenas empresas haviam digitalizado seu negócio.
O levantamento mostra uma evolução de 6% quando comparado à edição anterior da pesquisa feita no último mês de abril, quando 69% do universo das micro e pequenas empresas utilizavam ferramentas digitais para impulsionar as vendas.Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), a proporção identificada em julho é ainda maior (76%), enquanto as micro e pequenas atingiram 73%.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o comportamento dos clientes mudou definitivamente, forçando as empresas a se adequarem a este novo modelo de consumo, incorporando as estratégias digitais ao negócio.
“Essa é uma mudança que veio para ficar. No próprio portal do Sebrae, já havíamos identificado um crescimento de 220% na procura por conteúdos sobre o mercado digital, somando oito milhões de acessos entre 2019 e 2022”, comenta Lima.
Ainda segundo o presidente do Sebrae, a pesquisa mostra que é fundamental hoje que a pequena empresa tenha uma presença digital e que ela busque profissionalizar o uso de ferramentas como o WhatsApp e o Instagram para ampliar as vendas e fidelizar o cliente.
“Toda empresa que abre as portas atualmente, já precisa nascer atuante nos dois ambientes, físico e digital”, destaca. No entanto, Lima ressalta que o número de empresas que ainda não utilizam a internet para comercializar seus produtos e serviços é ainda muito alto.
“Essa é questão de sobrevivência para os pequenos negócios. Por isso, é importante estar inserido nesses canais digitais, usar de forma proficiente os recursos que a internet oferece”, comenta. As estimativas de comércio eletrônico, de acordo com as associações do ramo, apontam para faturamento de R$ 186 bilhões em 2023.
Capacitação
Para apoiar os empreendedores nessa jornada, o Sebrae disponibiliza uma série de conteúdos e consultorias, inclusive por meio do próprio celular. “O dono do pequeno negócio pode encontrar orientação no Sebraetec, por exemplo, onde terá um passo a passo para montar sua loja virtual”, explica Lima.
“Temos ainda o programa UP Digital, que oferece mentorias para quem quer aumentar sua presença digital, e os cursos on-line que podem ser feitos até pelo WhatsApp. Além disso, disponibilizamos uma série de conteúdos e estratégias voltados aos marketplaces que ajudam os empreendedores a criarem diferenciais da concorrência nas plataformas”, conclui.
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