Pesquisa

Três em cada quatro pequenas empresas usam ferramentas digitais

É o que aponta a quarta edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

(Foto: Divulgação) - mudança. O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforça a importância da presença digital nas novas empresas

Os empreendedores que utilizam a internet, os aplicativos de mensagens e as redes sociais para fazer negócios já representam três em cada quatro pequenas empresas do País.
É o que aponta a quarta edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse é o melhor resultado de toda a série histórica da pesquisa, iniciada logo após a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil. Em maio de 2020, 59% das micro e pequenas empresas haviam digitalizado seu negócio.
O levantamento mostra uma evolução de 6% quando comparado à edição anterior da pesquisa feita no último mês de abril, quando 69% do universo das micro e pequenas empresas utilizavam ferramentas digitais para impulsionar as vendas.Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), a proporção identificada em julho é ainda maior (76%), enquanto as micro e pequenas atingiram 73%.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o comportamento dos clientes mudou definitivamente, forçando as empresas a se adequarem a este novo modelo de consumo, incorporando as estratégias digitais ao negócio.
“Essa é uma mudança que veio para ficar. No próprio portal do Sebrae, já havíamos identificado um crescimento de 220% na procura por conteúdos sobre o mercado digital, somando oito milhões de acessos entre 2019 e 2022”, comenta Lima.
Ainda segundo o presidente do Sebrae, a pesquisa mostra que é fundamental hoje que a pequena empresa tenha uma presença digital e que ela busque profissionalizar o uso de ferramentas como o WhatsApp e o Instagram para ampliar as vendas e fidelizar o cliente.
“Toda empresa que abre as portas atualmente, já precisa nascer atuante nos dois ambientes, físico e digital”, destaca. No entanto, Lima ressalta que o número de empresas que ainda não utilizam a internet para comercializar seus produtos e serviços é ainda muito alto.
“Essa é questão de sobrevivência para os pequenos negócios. Por isso, é importante estar inserido nesses canais digitais, usar de forma proficiente os recursos que a internet oferece”, comenta. As estimativas de comércio eletrônico, de acordo com as associações do ramo, apontam para faturamento de R$ 186 bilhões em 2023.
Capacitação
Para apoiar os empreendedores nessa jornada, o Sebrae disponibiliza uma série de conteúdos e consultorias, inclusive por meio do próprio celular. “O dono do pequeno negócio pode encontrar orientação no Sebraetec, por exemplo, onde terá um passo a passo para montar sua loja virtual”, explica Lima.
“Temos ainda o programa UP Digital, que oferece mentorias para quem quer aumentar sua presença digital, e os cursos on-line que podem ser feitos até pelo WhatsApp. Além disso, disponibilizamos uma série de conteúdos e estratégias voltados aos marketplaces que ajudam os empreendedores a criarem diferenciais da concorrência nas plataformas”, conclui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apesar de estiagem, país teve safra recorde no ano passado Anterior

Apesar de estiagem, país teve safra recorde no ano passado

Dia do Cliente é lembrado pelo comércio de Pelotas? Próximo

Dia do Cliente é lembrado pelo comércio de Pelotas?

Deixe seu comentário