Nas quadras

Após metade da primeira fase, Kastilho City é destaque no Municipal de Futsal

Pelo grupo B, equipe venceu os dois jogos que disputou e tem vaga quase garantida na semifinal com uma rodada de antecedência

Foto: Pedro Lopes - Especial - No domingo, o time da Vila Castilho venceu a ATF Pelotas por 6 a 3

Com mais dois jogos disputados no domingo pela terceira rodada, a primeira fase do Campeonato Municipal de Futsal chegou na metade. Nas seis partidas realizadas até agora, foram marcados 63 gols, uma média superior a dez por jogo. Lembrando que a competição está sendo organizada pela Prefeitura de Pelotas.

Todo domingo acontecem duas partidas no ginásio do Colégio Municipal Pelotense. Sempre às 19h o primeiro duelo e às 20h45min o segundo. Para acompanhar as partidas presencialmente, basta doar dois quilos de alimento não perecível. Via YouTube, o Canal do Eduardo Torres transmite todos os jogos ao vivo, com imagens da equipe técnica da Gorila TV.

No grupo A, Libanesa, Souza e UFPel lideram com três pontos cada, já no B o Kastilho City vem sendo o grande destaque. A equipe que neste ano disputou a Série Bronze do Estadual da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) venceu os dois jogos que disputou e não foram quaisquer vitória. Primeiro, o Kastilho bateu o BR Futsal no dia 22 por 7 a 3. O BR hoje luta por vaga na semifinal da Série B da Liga Gaúcha.

Já no último domingo, a equipe venceu a ATF Pelotas/Otimiza Rentáveis por 6 a 3, outro adversário que neste ano disputou Estadual. A ATF chegou muito próximo do acesso para a Série Ouro da FGFS. Os 100% em dois jogos quase garantem o Kastilho City na semifinal da competição. O time encerra a participação na etapa de grupos no dia 19, às 19h, contra a AABB, atual lanterna da chave, mas com apenas um jogo disputado.

100% mesmo sem conseguir treinar

Uma curiosidade sobre o desempenho do Kastilho City no Municipal é que a equipe sequer treina durante a semana. O técnico Miguel Donini contou ao Diário Popular que alguns atletas são pagos para atuar em outras competições, impossibilitando que os jogadores consigam trabalhar com foco no Citadino.

“O desempenho eu acredito que beira a perfeição. Por conta de diversas limitações, como trabalho dos atletas, campeonatos onde os atletas recebem para jogar, dificuldade com apoio na cidade, nós não conseguimos treinar, o que torna ainda maiores as vitórias que tivemos contra dois dos maiores times da cidade. O grupo se uniu muito e se dedica demais em quadra. Conseguimos retornar com o espírito do Kastilho, de jogar sempre com raça, um correndo pelo outro”, destacou Miguel.

Com a campanha positiva e vaga encaminhada na fase decisiva, o treinador diz que espera conseguir planejar algum treino para “acertar detalhes”, já que a equipe folgará nos próximos dois fins de semana pelo Municipal. No entanto, o técnico do Kastilho City salienta que mesmo sem ser possível treinar, o fato dos jogadores se conhecerem facilita no momento que entram em quadra.

“Todos os atletas nós já conhecíamos bem, muitos jogam juntos em outros locais e a base já estava no Kastilho no Estadual, por isso a questão de entrosamento não pegou muito, mas o treino faz muita falta para os detalhes que podem ganhar um jogo”, disse.

O técnico do Kastilho também fez elogios à organização do Municipal e ressaltou a importância para o futsal pelotense. “De altíssimo nível e muito importante para a cidade. É algo que fazia falta aqui, as cidades aqui da volta todas com campeonatos municipais rolando todos os anos e sempre com muitos atletas de Pelotas. Ter um campeonato organizado pela Prefeitura é muito importante para a valorização do esporte e da cultura da cidade. Que seja o primeiro de muitos. Torço para que siga dando certo e só melhore”, afirmou Donini.

Mudanças após o Estadual

No Estadual deste ano, o Kastilho não passou da primeira fase. Para o Municipal, a direção mudou de técnico e parte do elenco. Donini assumiu como treinador e 12 jogadores chegaram para a competição. Apenas oito nomes permaneceram. O elenco hoje conta com 20 atletas.

Entre os nomes mais conhecidos estão o goleiro Xande, que ano passado atuou pelo Paulista e o fixo PC, com passagem pela ABF. O treinador diz que a ideia é utilizar o Municipal para formar uma base forte para disputar novamente a Série Bronze em 2024 com chances de acesso.

Opinião

Eduardo Torres, comentarista e proprietário do Canal Eduardo Torres

“Após dez anos de inatividade do futsal adulto em Pelotas, a realização do Municipal, convenhamos, é um marco para a retomada do esporte na cidade. Mesmo tendo pouco tempo para organização, a Assessoria Especial do Esporte, conseguiu formar um campeonato com times fortes e bons atletas no ginásio do Colégio Pelotense. No aspecto técnico já se vê destaques, como o sempre favorito BR Futsal e a sensação Kastilho City. O BR, com um grupo muito forte, mesmo não colocando força máxima, priorizando o Estadual, deve acabar chegando. O Kastilho, com destaques como Xande, Lélio e Gil Ramos, venceu as duas, e está ‘embalado’. Porém, times jovens e entrosados, como Libanesa, UFPel, AABB e ATF devem ser adversários encardidos para os ‘favoritos’. Ainda temos o Clube Souza que saiu vencendo o frágil Vila Hilda, que já perdeu duas. Será um belo campeonato, sem dúvidas”.

Próximas semanas

4ª rodada - (5/11)
19h | Vila Hilda x UFPel (grupo A)
20h45min | ATF x AABB (grupo B)

5ª rodada (12/11)
19h | BR Futsal x ATF (grupo B)
20h45min | Libanesa x Souza (grupo A)

6ª rodada (19/11)
19h | Kastilho x AABB (grupo B)
20h45min | UFPel x Souza (grupo A)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ACPF, de Pelotas, termina entre os oito melhores do Gauchão de futsete Anterior

ACPF, de Pelotas, termina entre os oito melhores do Gauchão de futsete

Brasil projeta folha na casa dos R$ 200 mil mensais e elenco de 24 a 28 jogadores Próximo

Brasil projeta folha na casa dos R$ 200 mil mensais e elenco de 24 a 28 jogadores

Deixe seu comentário