Entrevista

Atacante Frank fala do desafio de atuar pelo Xavante: “Vou dar o melhor dentro de campo”

Aos 29 anos, jogador ex-América de Natal chega ao Bento Freitas como um dos reforços mais experientes do atual elenco para o Gauchão 2024

Foto: Augusto Cabral - AI GEB - Extrema de origem, Frank também atuou como meia e até de centroavante

Anunciado no dia 2 de dezembro, o atacante Fauver Frank é até o momento o último reforço confirmado pela direção do Grêmio Esportivo Brasil para a temporada 2024. O jogador conversou na sexta-feira com a imprensa no estádio Bento Freitas. Mesmo com apenas 29 anos, ele é o segundo mais velho do elenco rubro-negro – o meia Tinga tem 31.

Frank brincou que pela primeira vez na carreira chegou a um clube sendo um dos mais experientes, mesmo nem tendo 30 anos. Treinando há poucos dias com o grupo, o atacante fez elogios aos colegas de time e comissão técnica. “A adaptação com o grupo é fantástica, o grupo é muito bom, o treinador também. Não só o grupo, mas todo o staff do Brasil são excelentes”, disse.

O atacante estava atuando desde 2022 no América de Natal e passou por vários clubes na carreira. No entanto, será a primeira experiência de Frank em uma equipe do futebol gaúcho. “Eu sei que o Campeonato Gaúcho é um campeonato bem competitivo, não só fisicamente, mas como tecnicamente também. Claro que a expectativa é fazer um excelente campeonato para poder ajudar a equipe dentro de campo e para a gente conseguir os resultados na temporada”, afirmou o jogador.

Durante sua primeira entrevista desde que chegou em Pelotas, Frank deixou um recado sobre o que o torcedor xavante pode esperar dele em campo na temporada. “Primeiro de tudo é comprometimento com essa camisa, com essa instituição. Vou dar o melhor dentro de campo com jogadas, criando chances e também com gols”, disse.

Atacante polivalente

Frank é destro e atua como extrema mas, perguntado sobre suas características, ele destacou que pode fazer outras funções no setor ofensivo.

“Sou um jogador de lado de campo. Atuo também como meia, já joguei como centroavante no Santa Cruz. Sou rápido, habilidoso, crio jogadas e também finalizo jogadas”, comentou.

Recuperado de lesão

A última partida oficial de Frank aconteceu no dia 2 de junho pelo América na Série C. O jogador explicou que sofreu uma lesão no púbis e quando voltou perdeu espaço, mas garante estar recuperado e pronto para atuar pelo Brasil.

“Acabei ficando um tempo sem jogar e quando voltei a situação do clube era delicada e acabei não tendo tantas oportunidades. Mas consegui me recuperar. Venho há três meses treinando com preparador físico particular e acredito que isso não será problema para a temporada”, explicou o extrema xavante.

Em 2023, Frank atuou em 18 jogos e marcou três gols.

Interesse do Brasil

O atacante também contou como surgiu a chance de vir atuar no Gauchão pelo Brasil. Um dos sócios que administram a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do América é Martin Carvalho, filho do ex-presidente do Inter, Fernando Carvalho. Frank conta que Martin foi jogador de Fabiano Daitx na base do Inter e achou um bom mercado para o atacante dar sequência em sua carreira.

“Ele [Martin Carvalho] gostou do meu futebol e tinha trabalhado com o Fabiano [Daitx] na base do Inter. Ele me falou que me indicaria por ser um campeonato bom, de nível, que para o meu estilo de jogo seria melhor que no Nordeste”, disse.

Sobre atuar no futebol gaúcho, Frank diz que soube como era por meio de um ex-técnico e de amigos que atuaram no Rio Grande do Sul. “Eu trabalhei com o Bolívar no Santa Cruz e ele sempre falava do Gauchão. [...] Eu tenho amigos que jogaram vários Gauchões e sempre falavam que é um dos melhores, muito competitivo. Se você estiver mal fisicamente, se você não conseguir cumprir as demandas táticas, você é engolido. Então eu sei da dificuldade e como é jogar o Gauchão pelas experiências dos amigos e espero fazer um bom campeonato”, completou.

Testes da pré-temporada do Brasil

O Brasil oficializou na quinta-feira os testes de pré-temporada. Serão seis compromissos, mas o último, no dia 13 de janeiro, ainda não está confirmado. O primeiro acontece neste sábado, às 16h, contra o Sindicato dos Atletas (Siapergs). O jogo-treino acontece na Arena Marini, mas será fechado para torcida e imprensa.

Contra o Grêmio Sub-20, dia 16, o teste será realizado no Bento Freitas e não na Arena Marini como informou a edição de sexta-feira do Diário Popular.

9 de dezembro, às 16h
Brasil x Sindicato dos Atletas
Arena Marini, sem público e sem acesso da imprensa

16 de dezembro
Brasil x sub-20 do Grêmio
Bento Freitas

23 de dezembro
Brasil x São Luiz
estádio do Sesc, em Porto Alegre

30 de dezembro
Brasil x Guarany de Bagé
Pelotas

6 de janeiro
Guarany de Bagé x Brasil
estádio Estrela D’Alva, em Bagé

13 de janeiro
Brasil x rival indefinido
Bento Freitas

Elenco  
Goleiros: Gabriel Oliveira (28 anos), Thierry Trindade (24) e João Lucas (19)

Lateral-direito: Danilo Guimarães (26)

Lateral-esquerdo: Matheus Marques (21)

Zagueiros: Bruno Reis (25), Zé Pedro (23), Adriel Shultz (22) e Jeder (21)

Volantes: Jeferson Lopes (27), Anderson Recife (26), Herisson (21), Yander (20), Maicky (22), Pedro Santos (26) e Marcinho Velasco (24)

Meias: Tinga (31), Jhonas Henrique (20) e Maurício Oliveira (21)

Atacantes: JP Bardales (24), Vini Charopem (25), Matheus Robinho (21), Nycollas Queiroz (20) e Fauver Frank (29)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tratamento do gramado do Bento Freitas avança e se aproxima do fim Anterior

Tratamento do gramado do Bento Freitas avança e se aproxima do fim

São José vai para 25ª temporada seguida na elite estadual Próximo

São José vai para 25ª temporada seguida na elite estadual

Deixe seu comentário