Começa neste domingo (7), às 15h, no estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia (SC), mais uma caminhada do Brasil em um campeonato nacional. Após seis temporadas na Série B e uma na Série C, o Xavante enfrenta o time da casa, na cidade do Oeste de Santa Catarina, estreando na Série D, a quarta divisão nacional.
A rodada de abertura do grupo A8 será iniciada já neste sábado, quando o Caxias, um dos outros três gaúchos da chave, visita o novato São Joseense (PR). Após duelos em ida e volta, totalizando 14 partidas para cada time, avançam aos mata-matas os quatro primeiros colocados. Sobem à Série C de 2024 os quatro semifinalistas da competição.
Vale lembrar: por conta de confusões ocorridas em partida da terceira divisão do ano passado, o Brasil foi punido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com três jogos sem público. Ou seja, a situação atual aponta para a ausência de torcida no Bento Freitas contra São Joseense (dia 14 de maio), Aimoré (4 de junho) e Hercílio Luz (11 de junho). Em contato com a reportagem, o advogado do clube, Alexandre Borba, informou nesta sexta que não havia novidade, o que pode acontecer na próxima semana.
Logística e desfalques
A delegação rubro-negra deixou Pelotas na quinta-feira, rumo a Passo Fundo, de ônibus. Na sexta, o treino aconteceu em Marau, antes da viagem rumo a Concórdia. O elenco não conta com Márcio Jonatan, que sofreu luxação no ombro contra o Atlético Mineiro. Já o lateral-direito Tony, recém-contratado, viajou ao lado dos novos companheiros e teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ficando à disposição de Rogério Zimmermann.
O treinador do Brasil, porém, não costuma colocar atletas integrados há pouco tempo diretamente na equipe titular. A tendência, portanto, é de que Chicão atue na posição. E além de precisar encontrar um substituto para Márcio Jonatan, Zimmermann ainda modificará o outro extrema do seu tradicional 4-2-3-1, pois Rone, titular diante do Galo, foi para a Portuguesa (SP). Rafael Pernão é candidato a começar entre os 11. Em teoria, Wellington e Guilherme Beléa disputam a vaga restante.
Retrospecto
O Xavante participou duas vezes da Série D do Brasileirão. Realizada pela primeira vez em 2009, a quarta divisão nacional vai acontecer pela 15ª ocasião. O Rubro-Negro esteve na edição de 2012, quando acabou eliminado na fase inicial em grupo que tinha Juventude, Metropolitano (SC), Arapongas (PR) e Mirassol (SP).
Já em 2014, sob comando de RZ, o final foi feliz e dispensa explicações aprofundadas aos xavantes: o Brasil fez grande campeonato e subiu para a Série C em Brasília, superando o Brasiliense nos pênaltis, antes de encerrar a competição com o vice-campeonato para o Tombense.
Sem imagens
Ao menos até a publicação desta matéria, não havia definição da CBF sobre liberação da transmissão de partidas da rodada de abertura da Série D. A empresa detentora dos direitos anunciou desistência, no último dia 22. Esse cenário pode mudar ao longo dos próximos dias, mas Concórdia x Brasil só tem confirmação de veiculação via rádios.
Prováveis escalações
Concórdia: Sidão; Miguel, Perema, William Alves e Tetê; Robson (ou Lucas Luzzi), Arez e Hector; Vitão (ou Lucas Luzzi), Marquinhos e Rodriguinho. Técnico: Itamar Schülle.
Brasil: Marcelo Pitol; Chicão, João Marcus, Rafael Dumas e Mário Henrique; Amaral, Guilherme Nunes; Wellington (ou Beléa), Patrick e Rafael Pernão; Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.
Horário: 15h deste domingo.
Árbitro: Marcos Pereira (MS).
Transmissão: apenas rádios.
Tempo real: diariopopular.com.br.
Local: estádio Domingos Machado de Lima.
SÉRIE D - 1ª rodada
Grupo A8
Sábado
15h30min | São Joseense (PR) x Caxias
Domingo
15h | Concórdia (SC) x Brasil
16h | Aimoré x Hercílio Luz (SC)
18h | Novo Hamburgo x Camboriú (SC)
Deixe seu comentário