Copa do Brasil 2023
Grêmio vence o Cruzeiro por 1 a 0 e avança para as quartas de final
Gol do paraguaio Villasanti, ainda no primeiro tempo, colocou o Tricolor entre os oito melhores da competição nacional
Foto: Lucas Uebel - AI GFPA - Suárez serviu o volante gremista para finalizar no canto direito de Rafael
O Grêmio está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (31), o Tricolor venceu o Cruzeiro por 1 a 0, em pleno Mineirão, e avançou de fase por 2 a 1 no placar agregado. O paraguaio Villasanti marcou o gol da vaga gremista ainda no primeiro tempo.
As quartas de final estão marcadas para os dias 5 e 12 de julho. Os confrontos serão definidos por sorteio, em data ainda a ser divulgada pela CBF. O avanço de fase garantiu mais R$ 4,3 milhões em premiação. Disputando o torneio desde a primeira fase, o clube gaúcho acumulou R$ 12,8 milhões até o momento.
Agora as atenções do Grêmio voltam para o Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 16h, o Imortal recebe o São Paulo, pela nona rodada.
Vacilo castigado
O técnico Renato Portaluppi surpreendeu na escalação ao optar por Cuiabano no lugar de Cristaldo. Como se esperava, o Cruzeiro partiu com tudo pra cima apoiado por cerca de 40 mil torcedores no Mineirão. Logo aos sete minutos, Henrique Dourado recebeu cruzamento na área e cabeceou no canto, sem chances para Gabriel Grando, mas Bruno Alves afastou em cima da linha.
A equipe gremista aos poucos conseguia levar perigo no ataque e tentava marcar a saída de bola do adversário. Em uma dessas pressões saiu o gol da classificação. Aos 27 minutos, Lucas Oliveira tocou errado. Suárez recuperou e tocou para Villasanti na entrada da área. O volante paraguaio finalizou no canto, sem chances para Rafael Cabral: 1 a 0.
O Cruzeiro sentiu o gol e nos minutos seguintes pouco assustava a meta gremista, que também não conseguia chegar com força no ataque. Somente no final do primeiro tempo que a Raposa voltou a pressionar. Primeiro com Gilberto, que acertou o travessão e depois em chute de Lucas Oliveira, que Grando espalmou.
Sufoco até o fim
A etapa final foi de pressão do Cruzeiro do início ao fim. Sem espaços pelo meio, a equipe celeste apostava e bolas na área, mas a defesa gremista estava em uma noite impecável por cima.
Em um dos poucos ataques, o Grêmio chegou a ampliar com Bitello, mas o árbitro anulou após rever a imagem no VAR. Ele viu empurrão de Cuiabano em Wesley, antes da bola sobrar para Bitello.
Quando mais se aproximava do fim do jogo, maior a pressão cruzeirense. Em vários lances de disputa na área o ataque do time da casa reclamou de pênalti, mas sem sucesso.
Já o ataque do Cruzeiro quando conseguiu finalizar com perigo, Gabriel Grando apareceu com ótimas defesas, segurando o 1 a 0 até o apito final. Após o jogo a torcida tricolor fez a festa no Mineirão com os jogadores.
Ficha técnica
Cruzeiro (0): Rafael Cabral; William (Igor Formiga), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Wallisson (Gilberto), Machado (Neto Moura) e Matheus Vital; Wesley (Daniel Jr.), Stênio (Bruno Rodrigues) e Henrique Dourado. Técnico: Pepa.
Grêmio: (1): Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; Fábio (João Pedro), Carballo (Milla), Villasanti, Bitello (Gustavo Martins), Cuiabano (Galdino) e Reinaldo; Luis Suárez (Diogo Barbosa). Técnico: Renato Gaúcho.
Gol: Villasanti, aos 27' 1T (G).
Cartões amarelos: Kannemann, Milla e Galdino (G); Gilberto (C).
Árbitro: Flavio Rodrigues de Sousa.
Local: Mineirão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário