Centenário
100 anos de devoção
Neste sábado haverá procissão e missa às 19h na igreja que leva o nome da Virgem de Fátima
Paulo Rossi -
Neste sábado é comemorado o centenário das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, evento histórico para a Igreja Católica e à comunidade portuguesa. A celebração remete aos meses de maio e outubro de 1917, quando a Virgem Maria teria feito diversas aparições a três crianças que viviam em Fátima, Portugal. A cidade calcula receber cerca de um milhão de visitantes neste período, cujo ponto alto é a presença do papa Francisco, que está no local para celebrar o momento e canonizar os irmãos Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920).
A história é conhecida ao redor do mundo, mas especialmente contada entre os devotos católicos. Em 13 de maio de 1917 os irmãos Francisco e Jacinta Marto e a prima Lúcia de Jesus alegaram ter visto a imagem de Virgem Maria nas dependências do terreno da família. Segundo os pequenos pastores, a imagem era de uma "mulher mais brilhante que o sol". Ao longo dos meses as crianças voltaram a avistar a Virgem Maria, que lhes revelou três diferentes segredos. Como consequência Fátima virou local de peregrinação e cidade turística para milhares de devotos, um dos destinos mais requisitados de Portugal.
Segundo a coordenadora da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Pelotas, Liliana Correia, os segredos tratam de mensagens que carregam um pedido de paz mundial. Devota desde os 28 anos, Liliana ressalta que, como fiel, não basta apenas orar, mas sim ter atitudes concretas para dar alento "principalmente aos refugiados, os excluídos e os perseguidos pela sociedade". Neste sábado a comunidade religiosa do bairro irá celebrar o centenário com procissão às 19h e missa de homenagem logo após.
Comunidade portuguesa
Nesta sexta-feira a canonização dos pastorinhos foi festejada na Capela Nossa Senhora de Fátima, Recanto de Portugal. O coral do Centro Português 1º de Dezembro esteve presente na noite que acompanhou louvor à Nossa Senhora e reza do terço. José Leal Serra, diretor da Beneficência Portuguesa e um dos representantes da comunidade, diz que as aparições foram, para os portugueses, "um privilégio concedido por Maria através de nossa terra" e que a canonização é um fato histórico por si só. No domingo, as festividades continuam na sede campestre do Centro Português.
Canonização
Durante a missa em Portugal, o papa irá canonizar os dois irmãos, Francisco e Jacinta Marto, já beatificados em 2000. O processo dependia da atribuição de uma cura aos pastorinhos, milagre aprovado em março deste ano. O papa é a entidade que tem a competência exclusiva de atribuir o estatuto de santo. Lúcia de Jesus, responsável por revelar os segredos de Virgem Maria, está com processo de beatificação em aberto.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário