Tempo

110 milímetros de chuva em 24 horas

Defesa Civil e Sanep monitoram a praia do Laranjal e o Jardim de Alah, onde foram registrados pontos de alagamento

Pelotas registrou em 24 horas o acumulado de 110 milímetros de chuva, de acordo com a Defesa Civil, que monitora os pontos mais críticos da cidade desdede quinta-feira (24). A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura.

Não há registro de desabrigados ou desalojados no município. A média histórica prevista para o mês de maio é de 112 milímetros, de acordo com o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Paulo Darci dos Santos.

Equipes do Sanep trabalham na limpeza das casas de bombas, que estão em pleno funcionamento e deram boa resposta no escoamento das águas. O diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, destaca que apenas na barragem Santa Bárbara foram registrados 42 milímetros em menos de uma hora, entre 19h e 20h de quinta-feira. “Este número é muito superior à capacidade de escoamento, por isso foram registrados alagamentos na cidade. Mas as casas responderam bem e a água baixou rapidamente em pontos críticos”, afirmou Garcia, que destacou o resultado da limpeza do canal da Mário Meneghetti realizada pela autarquia há poucas semanas.

Nesta sexta-feira alguns pontos da cidade ainda estavam alagados, como a praia do Laranjal e o Jardim de Alah, nas Três Vendas. Sanep e Defesa Civil irão monitorar todo o município durante o período de chuva, que deve se estender até este domingo.

Na região, a prefeita de Cristal, Fábia Almeida Richter, decretou situação de emergência no município. 

Em Arroio Grande, conforme a Defesa Civil, cerca de 40 casas foram alagadas. Uma família preferiu sair de casa. No Capão do Leão e em Pedras Altas os estragos maiores foram verificados nas estradas. Não há desalojados ou desabrigados nos dois municípios. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Uso recorrente da força por policiais no Brasil é condenado pela ONU

Próximo

Celulares sem certificação poderão ser bloqueados

Deixe seu comentário