Luto

A despedida de Jacyra Souza

Professora aposentada e colunista do Diário Popular faleceu no domingo aos 91 anos; enterro está previsto para as 14h

Jerônimo Gonzalez -

Por Roberto Giovanaz
[email protected]

Amigos e ex companheiros se despediram na manhã desta segunda-feira (9) de Jacyra Félix de Souza, falecida no domingo (8) em sua residência. O enterro está marcado para as 14h no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula (Avenida Duque de Caxias, 454).

Ao longo de 91 anos, Jacyra acumulou amizades e ações tanto em Pedro Osório, sua cidade natal, como Pelotas, lugar que escolheu para viver. Foi professora durante 35 anos em Pedro Osório, colunista do Jornal Diário Popular, teve trajetória política ligada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e ações caridosas e sociais. "Quem chega aos 91 anos, sai de cena em estado de graça", resumiu o jornalista e amigo Clayton Rocha na manhã desta segunda, durante o velório.

Reunidas em um banco, as três amigas Tânia Gastal, Elisabete Castro e Lara Barros lembravam de momentos na companhia de Jacyra. "Ela sempre tinha uma palavra pra alegrar, pra confortar, a gente já está sentindo a falta dela, era uma pessoa muito especial", resumiu Tânia. Portadora de uma memória impecável, Jacyra marcou época na região. Para os sobrinhos Luiz e Rosana Van der Laan, fica o legado de uma mulher inovadora, com espírito de vida, bom humor e que sabia viver. "Era uma das únicas mulheres que trabalhavam, naquela época, e ela era trabalhista envolvida", recorda Rosana. Jacyra teve uma passagem tranquila, próximo de familiares. Luiz ainda salientou que Jacyra foi uma das fundadoras do Lar de Idosos de Pedro Osório, além de ter sido delegada regional do trabalho na década de 1980. 

Presente também na despedida, o vice-prefeito de Pedro Osório, Cal Oliveira (PDT), lembrou do prêmio Comenda Jacyra Félix de Souza, oferecido pela Câmara Municipal a cidadãos que prestam serviços relevantes a comunidade. Segundo o vice-prefeito, todo ano ela se fazia presente para prestigiar o evento. Brizolista, sempre foi muito preocupada com causas sociais e prestativa para a cidade onde nasceu. 

Em 2006, Jacyra recebeu da Câmara Municipal de Pelotas o título de Cidadã Pelotense. Para Clayton Rocha, jornalista e amigo pessoal, ela resolveu ficar em Pelotas por gostar muito da cidade. Ele também a qualificou como leal e apaixonada pela região sul do estado, onde sempre atuou. Virgínia Fetter, diretora do Diário Popular, cumprimentou a família pela perda e recordou dos anos enquanto colunista social e colega. "Sempre foi uma pessoa muito querida por todos os funcionários do jornal", lembrou. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Temer e Sartori entregam ambulâncias no Estado Anterior

Temer e Sartori entregam ambulâncias no Estado

Área de instabilidade permanece sobre o estado Próximo

Área de instabilidade permanece sobre o estado

Deixe seu comentário