Academia Popular
A ordem é não ficar parado
Projeto da Esef abre 120 vagas para a comunidade
Jô Folha -
A atividade física traz benefícios à saúde. As vantagens da prática regular de exercícios são muitas, ainda mais se há um local onde a população tem acesso gratuito a equipamentos e profissionais de educação física. Essa é a proposta do projeto Academia Popular da Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel. São 120 vagas para pessoas de 18 a 80 anos que terão exercícios orientados por profissionais no antigo prédio da AABB, na rua Alberto Rosa, entre Princesa Isabel e Sete de Setembro, área central de Pelotas - tudo de graça. Por enquanto, as inscrições ainda estão abertas. As aulas começam na próxima segunda-feira.
A Academia Popular foi uma iniciativa do professor da Esef, Volmar da Silva Nunes, e está em atividade há cinco anos. As aulas ocorrem de segunda a quarta e terão duração de uma hora, com alongamento para iniciar os trabalhos e fortalecimento da musculatura através dos equipamentos. “Fora isso, sempre incentivamos as caminhadas durante outros períodos”, ressalta Volmar.
O interesse maior é por parte das mulheres, geralmente entre 30 e 60 anos, faixa etária que cresce no país. “Em 2020, se estima que pelo menos 60% da população no Brasil terá mais de 50 anos. Nós temos que cuidar da saúde desse público”, afirma o coordenador. As aulas começam no dia 12 deste mês e vão até 13 de dezembro. As sessões são divididas em seis diferentes grupos, nas segundas e quartas das 8h até as 11h e terças e quartas, entre 14h e 17h. A academia fica na rua Alberto Rosa, 580. Interessados devem ir até o local nesses horários e realizar a inscrição.
As vantagens são muitas também para os estudantes de Educação Física. Além de auxiliar a comunidade, a Academia Popular propõe que o aluno da Esef coloque em prática as técnicas aprendidas em sala de aula. Um bolsista e outros voluntários ficarão responsáveis por guiar os treinos, sempre sob a supervisão do professor. O projeto é de extensão, o que significa que a faculdade irá compartilhar com a população o conhecimento adquirido na educação superior. Volmar conta que esse contato é essencial à Esef, já que os resultados obtidos também serão objeto de pesquisas, integrando a comunidade, os estudantes e os professores da instituição, que irão analisar os efeitos da musculação na vida dos integrantes.
A necessidade de um local aberto ao público que ofereça a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da população fica cada vez mais evidente. No Brasil, 100,5 milhões de jovens e adultos acima dos 15 anos não praticam qualquer tipo de esporte, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em maio. Os exercícios podem prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, doenças degenerativas e também o câncer.
Serviço
O QUÊ
Academia Popular da Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel
QUANDO
12 deste mês e vão até 13 de dezembro
ONDE
Antigo prédio da AABB
Entrada franca
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário