Risco
A pressa como principal inimiga do trânsito
Números divulgados pelo Detran/RS apontam que, em média, uma infração por excesso de velocidade é registrada a cada 16 minutos no Estado
Nesta segunda-feira, 8 de maio, data que marca a abertura da 4ª Semana Mundial de Segurança no Trânsito, o Detran/RS divulgou números impressionantes em relação às infrações no Rio Grande do Sul. Em 2016 foram registrados 1,9 milhão de registros por excesso de velocidade. O número representa um condutor infringindo o limite a cada 16 segundos.
Embora não seja uma tarefa fácil identificar os fatores que causam um acidente, pesquisas sugerem que até um terço das colisões que resultam em morte estão ligadas ao excesso de velocidade. Por isso o tema foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Semana Mundial, que vai até o dia 14 de maio.
Os muitos radares e controladores de velocidade espalhados pelas rodovias gaúchas registram o excesso de velocidade como a infração mais flagrada no Estado. De acordo com o Detran/RS, se for considerado que as irregularidades que resultam em multa são somente uma fração do comportamento dos motoristas, é possível perceber o tamanho do problema.
Dados
O aumento do número de infrações por excesso de velocidade impressiona. Em 2007, foram 611 mil registros. Em 2010, passou para 726 mil. Já em 2016, quase dez anos depois, a estatística saltou para 1,9 milhão.
Os processos de suspensão do direito de dirigir em função da irregularidade também aumentou exponencialmente. Em 2010 eram três mil. O ano de 2016 fechou com quase 42 mil.
*Com informações do Detran/RS
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário