Televisão
A primeira transmissão de TV em Pelotas
Há 48 anos um jovem professor de 21 anos e seus alunos da antiga Escola Técnica faziam a primeira exibição em VHF de Pelotas
Gabriel Huth -
Setembro marca os 48 anos da primeira transmissão de TV em VHF gerada em Pelotas pela TV Técnica, canal 8. O responsável foi o professor Claudio Omar Haubman, na época com 21 anos, que juntamente com os alunos da quarta série C do Ginásio Industrial, Curso de Rádio, na antiga Escola Técnica de Pelotas (ETP), tinha como objetivo retransmitir a Feira de Ciências de Pelotas. O que era para ser apenas um trabalho científico se tornou marco na cidade.
A transmissão foi um sucesso e todo o equipamento foi construído pelo próprio Haubman e seus alunos. Arremataram o primeiro lugar no concurso de Física Aplicada e o primeiro lugar geral na Feira de Ciências. Houve questionamentos acerca do trabalho desenvolvido em 1969 e para não haver dúvida, ele mesmo sugeriu que os alunos fossem sabatinados e aprovados por comissão formada por três professores.
O resultado da transmissão foi comemorado com a presença de lideranças civis e militares, partindo daí o convite para que Haubman transmitisse a Semana da Pátria, o que também ocorreu com êxito. “Montamos os transmissores e a antena no curso de Rádio, que não era curso técnico”, acentua, orgulhoso. A equipe também transmitiu os Jogos Estudantis Brasileiros de Ensino Industrial (Jebi) e seguiu realizando outras até o Dentel (hoje Anatel) determinar o fim dos trabalhos.
“Quase fui preso por denúncia de TV clandestina. Ia ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional, mas aí eles ligaram para o general que me apoiou e convidou para transmitir a Semana da Pátria e fui liberado”, conta. O transmissor era localizado no Clube Caixeiral e a antena no antigo Sul Banco. Em Pelotas havia apenas uma retransmissora que pertencia à TV Piratini, do grupo Diários Associados, de propriedade de Assis Chateaubriand.
Desde então o professor não deixou mais o meio. Foi o técnico responsável pela implantação da antiga TV Tuiuti, onde atuou por cinco anos; professor do Curso de Telecomunicações e Eletrônica na ETP (hoje IFSul) e criador da TV Nativa, em 1999, que funcionou até 2016, quando foi vendida por questões administrativas e jurídicas. Pela Nativa transmitiu a programação do SBT e depois da Record.
Ficou com a estrutura montada e tem planos de reativá-la para utilização em uma TV via web. A ideia é de voltar com jornalismo interativo e esportivo, porém agora pela internet. Também atua na implantação de uma rádio em Pinheiro Machado, para onde ganhou concessão, voltada ao tradicionalismo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário