Trânsito

A Zona Azul e as melhorias no trânsito

Instalado há três anos em Pelotas, o estacionamento rotativo traz ao município cerca de R$ 800 mil reais por ano, gastos em mobilidade

A Zona Azul completa três anos de implantação em agosto. O estacionamento rotativo em Pelotas é considerado um caso de sucesso em todo o Brasil, pois a implantação foi bem aceita pela população e, além de proporcionar um número maior de vagas, ajudou a reorganizar o trânsito, de acordo com o diretor executivo da Secretaria de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam. Atualmente existem 1.562 vagas pertencentes ao sistema, 26% do valor arrecadado com o estacionamento é revertido aos cofres públicos, o restante fica com a empresa vencedora de licitação, a Sertel, que possui a responsabilidade de implantação e fiscalização da Zona Azul.

De acordo com o secretário de Gestão administrativa e financeira, José Francisco Cruz, o montante que fica na cidade é referente a cerca de R$ 65 mil por mês. Apesar de não existir uma legislação específica, regulamentando onde este dinheiro tem de ser investido, grande parte tem sido revertido em melhorias de mobilidade ressalta Flávio Al Alam, como: pinturas de novas faixas de pedestre e revitalização de semáforos.

Outro fator que torna a Zona Azul pelotense motivos de elogios, segundo Al Alam, é as diversas possibilidades de pagamento. O convencional depósito de moedas no parquímetro, a compra de cartão pré-pago, compra direta com as monitoras ou com os facilitadores (ex-guardadores de carro) e por aplicativo - acessado em www.mobilicidade.com.br/pelotas.
Essa última modalidade é uma das mais justas, pois o usuário paga o valor referente ao que realmente esteve utilizando o serviço - a pessoa pagou por duas horas, mas utilizou apenas uma, será descontado apenas essa uma hora do seu cadastro.

A modalidade via internet facilita ainda o processo de renovação de tíquete, quando a pessoa excede o horário pago, porém está longe do carro, podendo renovar on-line e não correr risco de ser autuado pelas monitoras.

 

Onde o dinheiro foi gasto? 
►Reformulação do sistema semafórico
Foram gastos R$ 1,3 milhão

►Implantação de abrigos nas paradas de ônibus. Dos 200 colocados, cem tiveram recursos oriundos do rotativo
R$ 500 mil
►Máquina de pintura
R$ 168 mil
►Pintura de faixas termoplástica
R$ 70 mil

Valores
►Taxa do rotativo por hora: R$ 1,70
►O veículo pode ficar na vaga por até duas horas. Em caso de atrasos para retirada do veículo depois do tempo que foi pago ter acabado é cobrado uma multa de R$ 6,80 e a pessoa pode ficar na vaga por mais duas horas.
►O uso de uma vaga sem o tíquete de pagamento também gera multa de R$ 11,50.
►O agente de trânsito poderá multar motoristas que tiverem irregulares com multas de parquímetros, conforme artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista poderá receber multa média e ter o carro guinchado.

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