Outubro Rosa

Acolhimento e autoestima na luta contra o câncer

Loja Rosa, que chega à 9ª edição no Shopping Pelotas, ficará de portas abertas até o próximo domingo

Jô Folha -

A chegada do mês de outubro traz, tradicionalmente, uma ação muito importante: a campanha Outubro Rosa. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama, a iniciativa aumenta a visibilidade da luta contra a doença e, também, de projetos que auxiliam mulheres em tratamento. Em Pelotas, um dos trabalhos realizados em alusão ao período é a Loja Rosa, do Instituto Buquê de Amor (IBA), no Shopping Pelotas.

Em sua 9ª edição, a instalação aproxima das pessoas as atividades desenvolvidas pelo IBA ao longo do ano. “O objetivo da loja é falar para as pessoas que passam por aqui, principalmente às mulheres, da importância de ir ao médico e que o câncer de mama tem cura”, ressalta a fundadora da ONG, Janice Santos.
Este ano a loja foi inaugurada no dia 1º e ficará à disposição até o próximo domingo, 16. Em mais de duas semanas, além de acolher mulheres em tratamento e informar sobre o câncer de mama, o projeto também prevê oficinas e ações solidárias.

Apoio fundamental para vencer a doença

Uma das principais novidades do IBA, que também marca presença na Loja Rosa, é a oficina de automaquiagem De bem com você. A iniciativa é vinculada à Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e a ONG pelotense foi a primeira instituição da Região Sul do país a integrar o projeto. “A parceria foi fechada em setembro deste ano, e esse projeto já existe em 27 países, então para nós é uma honra poder fazer parte e multiplicar essa ideia”, ressalta Janice.

O objetivo da oficina é incentivar mulheres em tratamento a olharem com mais amor para si mesmas, conforme destaca a maquiadora e voluntária do projeto, Josiane Pilar. “Muitas vezes as mulheres chegam precisando de autocuidado e atenção e saem daqui com um olhar diferente para si mesmas. Se vendo com mais amor nesse momento tão delicado”.

A iniciativa também presenteia as participantes com uma necessaire personalizada com todos os produtos utilizados no curso. A voluntária da ONG Alessandra Pedra, 47, que enfrenta o câncer desde março deste ano e já participou da oficina, conta que o momento foi muito importante na sua trajetória. “Eu fiz o curso e foi maravilhoso, me senti renovada. Eu estava meio baixo astral e foi algo que me fez reviver de novo”, relata. “A importância do curso é essa: trazer a beleza e o interesse por nós mesmas de volta que, com o diagnóstico, a gente perde”.

Já Carmen Novack, 64, que se inscreveu à convite de uma amiga, ressalta a importância de estar com mulheres que estão passando pela mesma situação. “Eu não conhecia esse trabalho, então para mim foi uma novidade e eu adorei estar com outras pessoas que estão passando pelo mesmo problema”. A participante conta que espera aprender com as colegas e também ajudar com sua experiência. “Estou em tratamento agora, mas 15 anos atrás passei pelo mesmo problema, superei tudo e estou aqui para contar a história. Então é o que eu espero agora: passar isso e até poder ajudar alguém”, reflete.

Apesar de não ser fã de maquiagem, Carmen conta que sempre dá para aprender coisas novas. “Quem sabe eu uso de um jeito e ela me conta que eu posso fazer de outra maneira, passar uma sombra ou um batonzinho, isso sempre pode melhorar, né?”, brinca. “O mais importante é isso aí: ter autoestima e confiança de que tudo vai dar certo”.

A próxima oficina De bem com você será realizada hoje, às 16h, na Loja Rosa. As inscrições podem ser realizadas através do telefone (53) 3221-5185.

O trabalho do IBA

O Instituto Buquê de Amor desenvolve um trabalho permanente de prevenção e diagnóstico de câncer de mama para mulheres em vulnerabilidade social. “O IBA trabalha o ano inteiro para mulheres que têm baixa renda comprovada. A gente agiliza mamografia, ultrassom e biópsia. Esse é o nosso foco: o diagnóstico precoce”, explica Janice.

A ONG também realiza doações de lenços e de perucas e desenvolve um trabalho de acolhimento. “A gente quer que a mulher que sente alguma coisa diferente, nos procure. Às vezes essa mulher não é baixa renda, mas a gente pode acolher e dar a direção de que tipo de médico procurar e dos direitos que ela tem”. A fundadora também reforça a importância da prevenção e da conscientização para além do mês de outubro. “Em outubro meu celular não para. No resto do ano ele não toca. O câncer de mama não espera outubro para aparecer”.

Confira mais algumas atividades previstas para a Loja Rosa

Segunda-feira (10): Realização da oficina de automaquiagem De bem com você para pessoas em tratamento da doença.
Domingo (16): Aulão de Kangoo em alusão ao Outubro Rosa, às 10h, no estacionamento do Shopping Pelotas

Mais informações sobre as ações do IBA podem ser acessadas:

Nas redes sociais: @iba.ong
No site da instituição: ibars.ong.br

Atendimentos médicos neste mês:

Durante o mês de outubro, o IBA também está oferecendo alguns dias de atendimento médico gratuito e oportunidade de agendamento de exames através de médicos e de clínicas parceiros da ONG. O serviço é destinado a mulheres em vulnerabilidade social que possuam algum tipo de sintoma suspeito na mama: vermelhidão, bico invertido, pele tipo casca de laranja ou caroço. Para se cadastrar é necessário apresentar:

- Documentos pessoais
- Comprovante de baixa renda
- Comprovante de residência

O cadastramento pode ser realizado até sexta-feira, na Loja Rosa, no Shopping Pelotas, das 13h às 19h.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cuidados Paliativos geram debate e troca de experiências Anterior

Cuidados Paliativos geram debate e troca de experiências

Mobilização para ampliar cobertura vacinal Próximo

Mobilização para ampliar cobertura vacinal

Deixe seu comentário