Apoio
Agora como utilidade pública
Entidade buscava esse reconhecimento desde 2010; medida pode ajudar na captação de verbas, pagamentos de auxílio e subvenções
Infocenter -
Após seis anos de espera por reconhecimento, foi publicada nesta quinta-feira (24) a Lei Municipal 6.387/ 2016 que reconhece a ONG Anjos e Querubins como utilidade pública em Pelotas.
O coordenador e presidente da ONG, Ben Hur Flores, foi informado pelo Diário Popular da novidade. Ele não escondeu a surpresa - não era a primeira vez que tentava alcançar o título.
Em 2010 a Anjos e Querubins levou a pauta ao Legislativo, que sequer chegou a discuti-la. Na época, a ONG buscava autonomia para dialogar com a Receita Federal e pleitear incentivos aos projetos. A falta desse reconhecimento foi um entrave para dar continuidade à ideia. Porém, em 2016 obteve resposta e a Lei, de autoria do vereador Salvador Ribeiro (PMDB), foi aprovada.
Ben Hur ainda não sabe exatamente quais são as vantagens e os benefícios decorrentes dessa mudança. A principal vontade da ONG permanece em conseguir o contato com a Receita Federal. Em sonhos mais altos almeja, em parceria, pôr em prática algumas demandas antigas, como conseguir um veículo para fazer a locomoção das crianças às apresentações no município. Ele acredita também que esse reconhecimento como utilidade pública deverá abrir portas e gerar oportunidades.
De fato, Bem Hur está certo. A lei que reconhece a ONG como utilidade pública traz benefícios previstos na Lei Municipal 1804/1970 e, ainda, garante que tenha prioridade no recebimento de verbas. Na manhã de hoje o coordenador irá até a Câmara Municipal de Vereadores dialogar com Legislativo para entender as vantagens previstas na lei.
Como surgiu
O projeto Anjos e Querubins surgiu em 2001, nos loteamentos Getúlio Vargas e Pestano, com a intenção de tirar crianças e adolescentes da rua para atuar no teatro, na dança e na música. Em 2003 se tornou uma entidade cultural e conquistou diversos prêmios, tanto municipais quanto nacionais, nestas categorias. Entre eles, o 5° lugar no Prêmio Betinho do sociólogo Herbert de Souza.
Ainda é tempo de ajudar
A ONG está com viagem marcada no dia 7 de dezembro para o Rio de Janeiro. Entretanto, a falta de recursos pode estragar os planos dos jovens. A viagem foi idealizada para comemorar os 15 anos do projeto e proporcionar um intercambio às crianças e aos adolescentes, em visitas e apresentações. Para que a ONG embarque é preciso conseguir R$ 8 mil em 11 dias. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelos telefones (53) 98103-1028 ou (53) 98459-8961.
Benefícios da Lei 1804/70
Artigo 4° - A entidade declarada de utilidade pública, segundo as determinações desta lei, gozará dos seguintes benefícios:
a) prioridade no recebimento da verba pessoal a ser distribuída pelos vereadores, excetuados os casos especiais, a critério da Câmara;
b) prioridade na concessão e no pagamento de auxílio ou subvenções concedidas pelo Poder Executivo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário