Sanep

Água tratada é perdida em via pública

Moradores de ruas de dois bairros reclamam do desperdício, que já dura várias semanas, e pedem providências ao Sanep

Gabriel Huth -

A rua Otávio Peixoto, no Fragata, em Pelotas, recebeu tratamento asfáltico há pouco tempo e nos últimos dois meses, em frente ao número 828, os moradores enfrentam um vazamento de água no meio da pista, que durante a madrugada a transforma em uma piscina pública. Em um trecho da Ivo Menezes Lopes, na vila Toussant, Três Vendas, a história se repete, com a diferença de que lá não há calçamento e um morador improvisou uma forma de escoamento para não inviabilizar o acesso das pessoas. Em comum nos dois casos existe a indignação de quem convive com o transtorno.

A auxiliar administrativa Adriana Sanches mora há 14 anos na rua Otávio Peixoto, no Fragata, e conta que ainda não tinha visto um vazamento assim no local, a não ser depois das obras na via. Há dois meses reclama no Sanep e na Ouvidoria, mas diz que a autarquia já encaminhou equipe lá duas vezes e não conseguiu solucionar o desperdício de água, que durante a madrugada, quando as pessoas não estão consumindo, aumenta consideravelmente, a ponto de encher a quadra.

“Foi uma luta para a gente conseguir esse asfalto, que terminaram há pouco, para acontecer isso”, desabafa. Segundo a moradora, a rua tem muito trânsito e o grande fluxo de veículos, aliado à quantidade de água que vaza, já está abrindo buracos na pista. Teme que o maior se transforme logo em uma cratera e piore a situação. Na Ivo Lopes, na altura do número 955, o marido da dona de casa Rosania Bandeira Farias deu o seu jeito para escoar a água: abriu um lado da via para não ficar tudo alagado. “Se ele não tivesse aberto aquele pedaço (mostra ela à reportagem), estava tudo cheio d’água”, ressalta.

Explicações
O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, se encontrava em viagem ontem e falou ao telefone que encaminharia uma equipe aos dois locais hoje. Confirmou que durante o tratamento asfáltico na Otávio Peixoto algumas redes foram rompidas, que o tráfego aumentou muito depois da cobertura da pista e disse que determinaria ao setor de água uma inspeção.

A demanda na rua Ivo Lopes já havia chegado a Garcia por meio de um vereador e enfatizou que também pediria uma posição ao departamento competente. Disse que o rompimento de uma adutora esta semana atrasou os serviços, mas que ainda assim as ocorrências em ambos os locais seriam avaliadas, mas que só teria uma posição hoje ao retornar à cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Registros de união homoafetiva reduzem Anterior

Registros de união homoafetiva reduzem

Próximo

Avião com Gilmar Mendes tem falha técnica e é obrigado a retornar a Brasília

Deixe seu comentário