Utilidade pública
Ajuda a mulheres vítimas de violência
Grupo no Facebook abre espaço ao debate e elenca propostas sobre o tema para encaminhar à prefeitura
Infocenter -
O presidente do do PT do B em Pelotas, Flávio Luiz de Souza, que concorreu a prefeito nas eleições passadas, entregou à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) ofício com três pleitos relativos a políticas públicas para as mulheres, entre elas que o efetivo da Guarda Municipal seja qualificado com base na Lei Maria da Penha em outras legislações pertinentes ao combate de violência contra a mulher. O documento é assinado ainda pela presidente do PT do B Mulher, Iara Chavarria.
Souza criou um grupo em rede social intitulado Combater Crimes Contra Mulher - Pelotas, para abrir espaço ao debate e pedidos de ajuda de mulheres vítimas de violência. Já tem a participação de 974 membros, todas do sexo feminino, que relatam casos, trocam ideias e pedem ajuda para alguém da família ou do círculo de amizade. A partir daí surgiram propostas, elencadas no ofício encaminhado à prefeitura.
As solicitações incluem também a criação de equipe da Guarda Municipal para socorrer mulheres em situação de risco, quando desrespeitadas as medidas protetivas. Ainda, que sejam consideradas formas de incentivo aos guardas municipais. "Nossas solicitações baseiam-se em dados estatísticos informados pela imprensa local, que destaca o aumento de mais de 52% dos casos de estupros e violência contra as mulheres nos últimos quatro anos", diz. Souza tem expectativa de um projeto de lei do Executivo que leve em consideração as propostas encaminhadas e discutidas por quase mil pessoas.
O grupo, criado no Facebook, por enquanto está aberto apenas a mulheres, mas Souza deve liberar a participação de homens com profissões pertinentes ao assunto, que possam dar sua parcela de contribuição ao tema e sugestões para melhorar a situação de muitas mulheres vítimas de violência, que têm medo de denunciar. "Muitas apanham todos os dias", acrescenta o presidente do PT do B.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário