Estilo Pet

Altura e distração podem ser fatais

O movimento da rua e o sol pelas janelas são atrativos aos felinos, que podem ter a vida em risco no caso de queda

Divulgação -

As janelas são sempre um perigo para gatos de apartamento. Eles adoram ficar vendo o movimento da rua e se distraem facilmente com pássaros e borboletas voando. Também gostam de dormir tomando um solzinho e aproveitando o ar fresco que vem de fora. Em ambas as situações, podem perder o equilíbrio e cair. Isso dá aos gatos a fama de “suicidas”, por pessoas que desconhecem o instinto do animal.

O instinto de caça dos felinos, aliado ao seu desconhecimento de que sua casa está “acima do nível da rua”, leva muitos destes acidentes a serem fatais. É importante lembrar que quando o gato está de olho do lado de fora, é porque já está com vontade de ir atrás. Sua curiosidade é tamanha que neste momento não existe segundo, terceiro ou vigésimo andar - ele simplesmente lembra que o movimento está perto dele, praticamente no “quintal” de casa - e por isso é fácil ir atrás. Por isso é errôneo o julgamento de que ele assume riscos ao “pular”, como se fosse algo consciente.

Uma queda até do terceiro andar trará fraturas para o gato. Mais acima é fatal. Mas mesmo relativamente perto do térreo também pode ser fatal, por não dar tempo para que o felino rotacione seu corpo para cair em pé. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas telem todas as janelas de seu apartamento. O procedimento é rápido e não é caro!

O melhor é investir na proteção
O ideal é que as telas sejam das de 3cm x 3cm, para evitar que os gatos menores enfiem a cabeça e morram enforcados, se não tiver ninguém atento.

Importante lembrar que as telas de proteção sofrem desgaste natural com o tempo. Troque todas as telas a cada cinco anos. Se morar perto do mar avalie o material de tempos em tempos. O desgaste do nylon tira sua função de proteger a casa de acidentes. E observe de tempos em tempos se os seus gatos não roeram alguma parte da tela. Qualquer buraquinho a mais pode servir de acesso ao mundo exterior.

E não esqueça: basculantes de qualquer tamanho, qualquer altura e qualquer tipo também precisam ser teladas. Não importa se a janela basculante é alta ou se fica dentro do box que “vive fechado”, o risco existe e é absolutamente desnecessário, seja responsável! Pense que qualquer saída para o ambiente externo precisa estar protegida, não importa onde fique. Não os deixe somente fechados, coloque telas.

Uma faxineira ou uma visita desavisada pode ser suficiente para o basculante ou o ambiente em que ele fica ser aberto e esquecido, deixando seu gatinho exposto, já que a curiosidade do gato não tem limites e, sim, uma pequena brecha é suficiente para eles saírem.

Poucos segundos são necessários para um acidente. Os gatos são “ninjas”, arrumam formas inimagináveis de ir procurar novidade onde não devem, se penduram, são insistentes, curiosos, espertos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Próximo

Reportagem diz que filho de Trump está envolvido na interferência russa nas eleições

Deixe seu comentário