Iniciativa filantrópica

Bazar da Beneficência movimenta a Galeria Malcon

Grande parte dos itens foi comercializado no primeiro dia. Recursos serão destinados a melhorias no hospital

Carlos Queiroz -

Quem entrou nesta quarta-feira (22) na Galeria Malcon, localizada no Calçadão do Centro de Pelotas, se deparou com uma fila atípica na loja de número 22. No local acontecia o primeiro dia do bazar solidário organizado pelo Grupo de Apoio do Hospital Beneficência Portuguesa de Pelotas.

Toda a verba arrecadada com a iniciativa será destinada para obras de melhoria e para a compra de produtos necessários às alas de enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS) do hospital. O bazar, que comercializa diversos itens, entre objetos de decoração, artigos antiquários, roupas, bijuterias, sapatos e bolsas, começou às 10h. No início da tarde, quase todos os produtos já haviam sido vendidos.

Uma das voluntárias do Grupo de Apoio da Beneficência, Olga Brião, conta que desde antes do bazar abrir já havia filas formadas na porta da loja. "Os artigos de hoje foram quase todos vendidos. As araras estavam cheias e já estão vazias. Hoje vamos repor e trazer, inclusive, diversas peças de roupas jeans", explica. Ela mensura que mais de 200 pessoas passaram pelo local somente entre a manhã e a metade da tarde de quarta.

A expectativa é de que a arrecadação seja suficiente para que, além de comprar lençóis, cobertores e outros itens para os leitos, o hospital também consiga adquirir algum equipamento que seja necessário na enfermaria. A coordenadora do Grupo de Apoio, Cláudia Azambuja, conta que com as ações que o grupo realiza já foi possível custear diversas melhorias no hospital, como reformas das alas do SUS, de banheiros, além da instalação de aquecedores térmicos de água.

"Cobertores e lençóis são itens que sempre têm demanda no hospital e constantemente nós arrecadamos verba para a compra, mas nesta época do ano essa necessidade se intensifica por causa do inverno. Além disso, vamos entrar em contato com a Beneficência para saber quais são as outras necessidades mais urgentes que poderão ser atendidas com verba angariada ao final do bazar", afirma.

Cláudia destaca que o grupo também destina roupas para os pacientes que são internados na Beneficência e não possuem as peças adequadas, principalmente para enfrentar o frio. "Às vezes as pessoas entram e não têm nem uma camiseta, um pijama, um chinelo, nada das coisas mais básicas. Então tudo isso a gente vai conseguindo com os brechós do grupo", ressalta.

Uma das colaboradoras que realizou doações para o bazar é a farmacêutica Luzia Guimarães. Além de doar roupas e itens de decoração, ela foi conferir como estava a movimentação na loja. "Eu fiz um apanhado lá na minha casa e separei algumas peças para ajudar. Vim dar uma olhadinha para ver como estavam as vendas e estou encantada, movimentou bastante desde cedo. Um sucesso total e a enfermaria do SUS agradece", aponta.

O bazar também foi aprovado pela dona de casa Jane Cony, que já tinha comprado acessórios e estava pela segunda vez na fila para conferir mais alguns itens. "Já entrei, comprei umas coisinhas, óculos, pulseiras, uma oncinha do Pantanal, e agora estou esperando para entrar de novo. Os preços estão bem acessíveis", comemora.

Até este sábado, dia 25, o bazar estará em funcionamento, das 10h às 17h30min, na loja 22 da Galeria Malcon, localizada entre as ruas 15 de Novembro e Andrade Neves, no Centro de Pelotas.

O Grupo de Apoio
A entidade, que é composta atualmente por 40 voluntários, já tem mais de 20 anos de atuação, desenvolvendo ações em busca de contribuir com melhorias para a Beneficência Portuguesa, principalmente na área de atendimento SUS. O grupo tem um brechó permanente dentro da instituição, com entrada franca, com itens comercializados a partir de R$ 5,00. Em razão da pandemia, o espaço ficou fechado durante dois anos. As vendas, no entanto, estão retornando aos poucos, duas vezes por semana: às terças e quintas-feiras. das 13h30min às 17h30min, no próprio hospital.

O bazar, geralmente, é realizado três vezes ao ano, em datas comemorativas, como o Dia das Mães. A edição deste ano marca o retorno das atividades do grupo após a interrupção causada pelo distanciamento social.

Para contribuir com a doação de itens para o brechó e os bazares, basta entrar em contato com a coordenadora do Grupo de Apoio, Cláudia Azambuja. O telefone é o (53) 99982-0098.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais um óbito por Covid-19 em Pelotas Anterior

Mais um óbito por Covid-19 em Pelotas

Doações da Campanha do Agasalho chegam a 15 mil peças Próximo

Doações da Campanha do Agasalho chegam a 15 mil peças

Deixe seu comentário