Saúde

Busca por testes de Covid-19 aumenta nas UBSs de Pelotas

Em unidades como a do Simões Lopes, a comunidade tem encontrado dificuldade para garantir o procedimento

Carlos Queiroz -

Uma jovem de 17 anos, com 38ºC de febre, após ter tido contato com pessoas que positivaram para a Covid-19 buscou atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. Foram duas tentativas, manhã e tarde. A realização do teste, no entanto, não aconteceu. Amanda Pedrosa foi examinada e medicada na unidade do Simões Lopes e voltou para casa sem indicação de isolamento, segundo informou a mãe, Priscila Aires. Ela busca explicações para o atendimento recebido pela filha, uma vez que foi noticiada amplamente a realização de exames na maioria dos postos - e sem a distribuição de fichas. “Chegamos às 9h e disseram que não tinha mais. Sem condições de ir até o PAM Fragata, retornamos às 13h e, para nossa surpresa, os três testes disponíveis já estavam destinados, por meio de fichas. Então algo está errado”, dispara. E este não é um caso isolado.

Pela nota emitida pela prefeitura, os testes para identificar o coronavírus são realizados em casos necessários, segundo o protocolo de testagem (em quem apresentar sintomas e a mais de três dias), não sendo o caso específico de Amanda. Ela percebeu os sintomas na madrugada de quarta-feira, dia 15, e buscou o teste horas depois, já pela manhã. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explica que a jovem foi orientada a ir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na sexta-feira para fazer o teste, sem passar por consulta. A pasta ainda garante que foi indicado o isolamento. Amanda seguiu o tratamento, mas sem realizar o exame.

A diretora de Atenção Primária da SMS, Luciana Soares, em relação ao número de testes aplicados na unidade, esclarece que, no dia específico, o posto estava com profissionais afastados em licença saúde, o que dificultou os atendimentos. Por isso, depois de abrir para testagem, a unidade precisou encaminhar pacientes para outras UBSs a partir de certo momento e adotar o sistema de fichas para organizar os fluxos, sendo esta uma situação pontual. “Orientamos que as unidades sempre informem a direção da SMS quando esse tipo de situação ocorre para que possamos remanejar os atendimentos, caso seja necessário”, frisa Luciana.

A gestora esclarece ainda que não há um número estipulado de atendimentos por UBS, porém as equipes têm uma capacidade operacional de testagem, gerenciada por unidade, conforme a demanda de atendimentos. A realização de exames ocorre em dois turnos: de manhã, das 8h às 12h, e à tarde, a partir das 13h, considerando o funcionamento de cada posto, com as coletas sendo finalizadas às 16h - ou antes, também de acordo com os horários de cada local.

A reportagem foi até a UBS do Simões Lopes nesta segunda-feira (20) e constatou o drama de quem busca pelo teste. Neir Padilha Carril, de 53 anos, foi pela manhã, mas já não havia exames disponíveis. Retornou ao meio-dia e ficou uma hora e meia na fila até o local abrir. Só assim garantiu o atendimento para o filho Yam de Oliveira, de 24 anos, que apresenta sintomas gripais. O mesmo fez a administradora Raquel Madruga, de 41 anos.
Após não conseguir, pela manhã, saber se as três filhas, de oito, 12 e 15 anos, estavam com coronavírus, tanto na UBS do Simões, quanto na do Porto (Puericultura), ela retornou ao local de origem à tarde e garantiu as testagens. Após sanada a dúvida sobre o contágio por Covid-19, quem estava com sintomas gripais não conseguiu ser examinado, pois o plantonista do turno não apareceu. Um menino de oito anos, que também aguardava a testagem por causa de tosse, recebeu a atenção de um enfermeiro. O teste para a Covid-19 deu negativo e a orientação foi de retorno ao posto na terça, em caso de permanência do sintoma.

Há testes nas UBSs
A diretora Luciana Soares garante que não há falta de testes para Covid-19 nas UBSs da rede municipal. Ela explica, no entanto, que há uma capacidade operacional de trabalho. “As equipes que realizam a testagem também fazem os atendimentos de rotina, como o acolhimento aos pacientes. Então, se há um número muito grande de pessoas para acolhimento em um dia ou turno específico, o profissional não conseguirá receber toda a demanda de testagem naquele momento”. Caso o usuário procure uma unidade que excedeu a testagem naquele dia, a orientação é para buscar outra UBS próxima, ou fazer isolamento e retornar no turno seguinte para então realizar o exame.

Inverno
O município ampliou os locais de testagem para Covid-19 desde o dia 13 de junho, para melhorar o atendimento à população, principalmente com a chegada antecipada do frio. Com as temperaturas baixas, aumentou o número de pessoas com sintomas gripais. “Agora, pessoas com quadros gripais podem buscar todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto as UBSs Obelisco, Areal e Areal Leste, que não aplicam testes, mas atendem os pacientes”, diz a nota da prefeitura. Para os casos gripais mais graves, a população pode se dirigir ao Pronto-Socorro ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, que atendem ininterruptamente, 24 horas por dia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas orienta vacinados com Janssen sobre doses disponíveis Anterior

Pelotas orienta vacinados com Janssen sobre doses disponíveis

Prefeitura anuncia falta de doses da Pfizer para crianças Próximo

Prefeitura anuncia falta de doses da Pfizer para crianças

Deixe seu comentário