Inverno
Campanha para arrecadar agasalhos
Projeto A Loja Vazia retorna em sua terceira edição e segue até o dia 13 de agosto; doações são destinadas ao Banco Madre Tereza de Calcutá
Carlos Queiroz -
Com o objetivo de aquecer o inverno dos pelotenses mais carentes, a Loja Vazia chega a sua terceira edição.
Roupas, cobertores, calçados e acessórios poderão ser doados no espaço, localizado em frente ao restaurante D’Feira, até o dia 13 de agosto. O horário de funcionamento é o mesmo do Shopping Pelotas: de segunda-feira a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h.
Quem deseja contribuir deve levar os agasalhos até a loja e fazer um rápido cadastro. Esta etapa é necessária para que haja um retorno sobre o rumo das peças arrecadadas. Ao final de cada dia, todos os itens são recolhidos e o espaço amanhece vazio. Márcio Porto, gerente-geral do centro de compras, conta que uma parte dos donativos é entregue à comunidade carente antes do fim da campanha. “Não precisamos acumular para só então distribuir”, afirma.
A ação é promovida pelo Shopping Pelotas que cede o local, divulga o evento e busca parcerias. Desde a primeira edição, os apoiadores do projeto são o Movimento de Emaús e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O Banco Madre Tereza de Calcutá é o responsável pelo destino das doações. Nessa união pela solidariedade, cada instituição envolvida tem um papel fundamental.
Ao Emaús, movimento da Igreja Católica, cabe receber os donativos e organizá-los para, posteriormente, encaminhá-los ao Banco. Ângela Dockendorff, responsável pelo grupo, afirma que as expectativas para este ano estão altas. “Estamos com tudo organizado para superar os números do ano passado”, conta. Ela estima que, ao total, cerca de 30 mil peças tenham sido arrecadadas nos dois últimos anos. Na ação, a UCPel é representada pelos estudantes de Tecnologia em Design de Moda. Os acadêmicos são encarregados de vestir os manequins com os itens doados. Segundo Márcio, eles vão ao espaço diariamente, geralmente em pares, e montam o visual dos bonecos que ficam na vitrine.
O Banco Madre Tereza de Calcutá é quem finaliza o processo. Segundo Maria Eulalie Fernandes, coordenadora da entidade, a campanha é a mais importante do ano porque capta muitos donativos em um tempo relativamente pequeno, cerca de um mês. Ela conta que as doações são destinadas a paróquias e comunidades da cidade. De lá, são distribuídas aos necessitados. Além disso, são encaminhadas àqueles que pedem diretamente à instituição. O Banco atende, atualmente, cerca de cinco mil famílias pelotenses todos os meses.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário