Educação

Capuchinhos do Haiti cursam Filosofia na UCPel

Grupo estuda na universidade em busca de aperfeiçoamento para as ações missionárias da vida religiosa

Quatro estudantes haitianos integrantes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos estão estudando Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Robenson Azor, Frantzso Pierre, Lucson Chéry e Jean Daniel François chegaram a Pelotas em anos diferentes, mas com o mesmo objetivo: buscar o aperfeiçoamento para seguir com suas ações missionárias.

Mais antigo em Pelotas, Robenson Azor chegou ao Brasil em outubro de 2015. De acordo com o estudante, a matriz da Ordem em Caxias do Sul foi a responsável por encaminhar os quatro alunos à UCPel. Ele conta que entrou na Ordem dos Capuchinhos logo após a conclusão do Ensino Médio e a vinda para Pelotas foi para dar continuidade aos estudos. "Devo ficar no Brasil até 2018. Depois pretendo voltar ao meu país para realizar trabalhos junto à comunidade e estudar Teologia", planeja.

Na avaliação de Azor, a situação do Haiti ainda é muito grave, especialmente pela localização geográfica do país, propensa a sofrer com fenômenos naturais como furacões e terremotos. Apesar de todos os desafios enfrentados pela população haitiana, considerada a mais pobre das américas, o frade acredita que a posse do novo presidente pode indicar novas perspectivas. "Essa eleição trouxe mais esperança para a nossa população. Se o presidente se esforçar poderá melhorar as condições de vida em nosso país e ainda acabar com crise política", avalia.

Durante a estadia em Pelotas os frades mantêm o contato com as populações vulneráveis, através de trabalhos praticados junto a essas comunidades. "Pelotas é muito diferente do lugar onde nasci. Aqui existe mais medo e violência, entretanto o povo é muito acolhedor", comenta Azor. Para ele, o distanciamento da igreja e a alta criminalidade são alguns dos fatores que dificultam a vida das pessoas mais carentes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Amor para se perder nas contas Anterior

Amor para se perder nas contas

UFPel com atividades durante a Semana dos Museus Próximo

UFPel com atividades durante a Semana dos Museus

Deixe seu comentário