Apoio

Casa de Acolhida para as crianças do Quilombo

Projeto do Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá inaugura neste sábado no 7º Distrito

Paulo Rossi -

Será inaugurada neste sábado, às 10h, a Casa da Acolhida Madre Tereza de Calcutá, que atenderá 40 crianças do Quilombo, 7º Distrito de Pelotas. A iniciativa do Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, com apoio da Paróquia Sant’Ana, busca dar novas oportunidades às 33 famílias que vivem em dificuldade, através de educação e empreendedorismo.

Na Casa da Acolhida uma monitora e uma merendeira cuidarão das crianças enquanto os pais estiverem trabalhando. No período das safras de pêssego, tabaco e cebola, quando os moradores do Quilombo conseguem a maior parte da renda anual, o local ficará aberto das 7h às 19h para possibilitar que os pais possam garantir o sustento, enquanto os filhos recebem reforço escolar e todas as refeições.

Espera-se que a partir de 3 de abril a Casa da Acolhida possa começar a receber as primeiras 20 crianças, com idades de dois a dez anos. “Precisamos de ajuda para terminar de montar a Casa”, disse Maria Eulalie Fernandes, coordenadora do Banco de Alimentos. Ainda faltam um fogão industrial, freezer, geladeira, pratos, talheres, panelas, toalhas e colchões. O Banco de Alimentos também busca mercados e distribuidoras de alimentos que possam ajudar com as refeições das crianças.

O padre Armindo Capone, que está auxiliando no contato com os moradores do Quilombo, contou que o local beneficiará toda a família, pois além do espaço para as crianças, uma cozinha industrial será montada, possibilitando que se façam bolos e doces para a venda. “Enquanto os pequenos aprendem, os pais podem conseguir um dinheiro extra” afirmou ele. O padre também destacou o poder transformador da educação, que pode trazer uma nova perspectiva de vida para as crianças e estimular o seu desenvolvimento. “Os adultos não se interessam por cursos, por isso estamos focando nos jovens”, finalizou.

As obras se iniciaram em 6 de janeiro de 2016 e terminaram em março. Tiveram um investimento de R$ 60 mil, conseguidos por meio de campanhas de doações, contou Maria Eulalie Fernandes. O projeto foi criado pelo arquiteto Noé Vega, recebeu grande apoio do Rotary Club Centenário e do Brechó Jurídico, responsável por arrecadar metade da verba necessária para a construção.

Para ajudar
Quem quiser doar algum dos itens em falta ou auxiliar com as despesas da Casa de Acolhida, pode entrar em contato com o Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá através do telefone (53) 3273-2600. Também está sendo organizado um sistema de caronas para quem quiser participar da inauguração e conhecer o local.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Outono de 2017 sem clima extremo Anterior

Outono de 2017 sem clima extremo

Próximo

Homem é morto após tentar pegar a arma de um soldado na França

Deixe seu comentário