Carinho

Centro ao Atendimento Infantojuvenil é inaugurado em Pelotas

Serviço destinado ao acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e física já está em funcionamento junto à UPA Areal

Volmer Perez -

Pelotas passou a contar com o primeiro Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (Crai) no município. O serviço, localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, tem o propósito de prestar um acolhimento primário e atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes vítimas de violência. A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), bem como de outras diversas autoridades.

O Crai, já em funcionamento, tem uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, além dos médicos da própria UPA que poderão prestar atendimento quando necessário. O principal diferencial do Centro é disponibilizar toda a assistência necessária às vítimas em um mesmo local, contando não somente com profissionais da área da saúde, mas também da segurança pública.

Conforme explica a coordenadora do Crai, Aline Oliveira, o espaço será dirigido ao atendimento de casos de violência sexual e física. O encaminhamento poderá ser realizado na UPA Areal ou através de instituições como Creas, Cras, escolas e Conselho Tutelar. "Vai agregar em conjunto com toda a rede já existente de acolhimento de vítimas de violência. O trabalho será voltado para o atendimento em saúde e vai fazer todos os encaminhamentos para o restante da rede como Ministério Público e Delegacia da Criança e do Adolescente", explica.

A escolha do local para instalação do serviço era debatido na Secretaria Municipal de Saúde há cerca de cinco anos. Após parceria entre a prefeitura e o Instituto Brasileiro de Saúde (IBSaúde), administradora da UPA Areal, a implantação foi viabilizada. Segundo o vice-presidente da instituição, Vinicius Medeiros, a formação da equipe do Crai não teve nenhum custo adicional para o município.

Abrangência regional
Além de Pelotas, o Conselho de Referência ao Atendimento Infantojuvenil vai abranger mais nove municípios da região: Arroio do Padre, Amaral Ferrador, Canguçu, Morro Redondo, Piratini, Pinheiro Machado, Santana da Boa Vista, São Lourenço e Turuçu. De acordo com a titular da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), Cintia Daniela Pereira, a implementação do Centro é de suma importância devido ao grande número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes na Zona Sul. "Então a nossa região vai ficar muito bem atendida nesse sentido", ressalta.

Funcionamento
O atendimento do Crai será de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Entretanto, a UPA funciona 24 horas em todos os dias da semana. Portanto, o acolhimento fora do período de funcionamento do Centro poderá ser efetuado na Unidade para posterior encaminhamento.

Crai em Rio Grande
Ainda conforme a 3ª coordenadora regional, Rio Grande será a próxima cidade a ter um Centro de Atendimento Infantojuvenil. Instalado no Hospital Universidade Doutor Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), a previsão é de que até novembro o Crai seja inaugurado.

Assim como o de Pelotas, o Centro rio-grandino será referência em assistência para demais municípios da região: São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Arroio Grande, Jaguarão, Herval, Pedro Osório, Pedras Altas, Capão do Leão e Cerrito.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra duas mortes por Covid nesta terça-feira Anterior

Pelotas registra duas mortes por Covid nesta terça-feira

Foro Trabalhista recebe o nome de Mozart Victor Russomano Próximo

Foro Trabalhista recebe o nome de Mozart Victor Russomano

Deixe seu comentário