Novidade

CNH ganha QR Code

Código será gerado conforme algoritmo de propriedade do Denatran e será fornecido pelo sistema central do Renach

Na última terça-feira (2) o Detran passou a imprimir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com um código de identificação no verso, o QR Code. A medida visa garantir maior autenticidade ao documento, que é válido em todo o território nacional.

"Hoje, a CNH é aceita em todo o país como um documento de identidade. Assim, mesmo para além da esfera do trânsito, também no âmbito do comércio, empregadores e outros têm interesse em validar a carteira. O QR Code colabora nessa validação", informa o diretor técnico do Detran, Mauro Borges Delvaux.

Como funciona
Impresso no centro da parte superior do verso da CNH, o código é gerado conforme algoritmo de propriedade do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e será fornecido pelo sistema central do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). O Serpro, empresa de processamento de dados que atende o Denatran, lançou o aplicativo Lince para quem utiliza o sistema Android, para possibilitar a leitura do QR Code das carteiras de habilitação. 

O Detran gaúcho está cumprindo a Resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 10 de janeiro deste ano, que altera o layout da CNH, acrescentando requisitos de segurança. A normativa foi regulamentada pela Deliberação 162 do Contran, publicada no Diário Oficial da União do último dia 28 de abril e já está em vigor. A normativa altera a Resolução 598 do Contran, de 24 de maio de 2016, passando a incluir código de barras bidimensional (Quick Response Code -QR Code).

*Informação da assessoria de comunicação do Governo do Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anac aprova o texto que regulamenta o uso de aeronaves remotamente pilotadas Anterior

Anac aprova o texto que regulamenta o uso de aeronaves remotamente pilotadas

Corte da Fenadoce 2017 visita Bagé e Jaguarão nesta semana Próximo

Corte da Fenadoce 2017 visita Bagé e Jaguarão nesta semana

Deixe seu comentário