Alerta
Cobrança anual da taxa regulamentadora da CNH é apenas boato
Segundo o Detran-RS, para esclarecer dúvidas o usuário deve buscar informações nos canais oficiais e de atendimento dos órgãos públicos
Um boato sobre a cobrança de anuidade para a Carteira Nacional da Habilitação (CNH) tomou conta de grupos de WhatsApp e redes sociais nesta semana. O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) esclarece que trata-se de informação falsa e que não há cobrança anual. A informação é da assessoria de comunicação do Governo do Estado.
Segundo a mensagem falsa, um projeto de lei aprovado estabeleceria a "cobrança anual da taxa regulamentadora", que seria cobrada de todos os condutores a partir de 1º de fevereiro de 2017. O não pagamento de tal taxa acarretaria a inclusão em dívida ativa e o cancelamento do documento. Nenhuma dessas informações tem fundamento.
O Ministério das Cidades/Denatran também emitiu nota na quarta-feira (18) esclarecendo a questão. "Portadores da Carteira Nacional de Habilitação não pagam anuidade. Contamos com a colaboração de todos os veículos de comunicação para desmentir a informação, a fim de prevenir todos os cidadãos contra golpes que possam ser aplicados em nome da instituição".
O Detran/RS orienta que o usuário busque informações nos canais oficiais antes de compartilhar alertas desse tipo, e em caso de dúvida, procure os canais de atendimento dos órgãos públicos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário