Boa ação

Com baixos estoques, HemoPel abrirá segunda-feira

Apesar do ponto facultativo decretado pelo município, hemocentro estará coletando doações para reduzir déficit

Divulgação -

Mesmo com o ponto facultativo decretado pela prefeitura para segunda-feira (19), véspera do feriado da Revolução Farroupilha, o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) permanecerá em funcionamento. O objetivo de manter a estrutura aberta é possibilitar doações que auxiliem na redução do déficit de sangue. Atualmente, o local conta com estoque 90% abaixo do mínimo necessário para ser considerado seguro.

A equipe do HemoPel tem pedido que a população apta a doar compareça com urgência, pois o atendimento a quem necessita de transfusões já está comprometido. Em função do ponto facultativo para muitos trabalhadores, a expectativa é que as pessoas cedam 40 minutos do seu dia para fazer a doação e ajudar a salvar até quatro vidas.

O hemocentro de Pelotas é responsável por abastecer três hospitais da cidade - São Francisco de Paula, Pronto-Socorro e Beneficência Portuguesa, além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha. A queda no número de doações coloca em risco a vida de pessoas que fazem tratamento com sangue e seus derivados, assim como de vítimas de acidentes.

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia. O uso de máscara é obrigatório para doadores, acompanhantes e servidores durante todo o período de permanência no local.

Quem pode doar
Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar dez dias após ser considerado curado. Quem recebeu a vacina da gripe e a CoronaVac está apto à doação depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Transporte
O HemoPel oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para turmas de seis a 11 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 11 pessoas.

Doações em grupo, independente da carona, podem ser agendadas previamente, por telefone, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para informações é o (53) 3222-3002, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colégio Tiradentes abre inscrições para processo seletivo 2023 Anterior

Colégio Tiradentes abre inscrições para processo seletivo 2023

Arroz tende a valorizar a partir de outubro Próximo

Arroz tende a valorizar a partir de outubro

Deixe seu comentário