Operação

Contêineres de lixo são substituídos em Pelotas

São pelo menos 850 novos coletores instalados na cidade

Jerônimo Gonzalez -

As ruas da cidade devem ficar mais limpas e organizadas com a instalação de novos contêineres - isso é o que espera o Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep). Um mês após o projeto da taxa do lixo ser aprovado pelo Legislativo, os 730 coletores atuais estão sendo substituídos por outros 850. A operação ocorre nos finais de semana ou à noite, para evitar maiores transtornos no trânsito da cidade. A estrutura estará em funcionamento pleno até o próximo dia 6.

A região central foi a primeira a receber a visita dos profissionais na madrugada da última sexta-feira. No sábado (29), a equipe da empresa Litucera, responsável pelo serviço, se reuniu para avaliar o andamento do processo e acabou por deliberar sua continuação. São sete veículos responsáveis pela troca dos materiais: um coleta os resíduos, outro retira a lixeira antiga e um caminhão-pipa faz a limpeza da área para que seja instalado o novo contêiner.

TRABALHO INTENSO
O sistema de recolhimento do lixo também mudou. Regiões onde o serviço era realizado três vezes por semana, agora contam com recolhimento diário, enquanto outros locais serão visitados pelos caminhões até duas vezes no mesmo dia. Mais de 25 garis e cinco motoristas foram contratados para integrar a equipe já existente a fim de atender a esta nova demanda.

Moradora da Rua Uruguai, onde os novos objetos já foram instalados, Dona Adelina Roza diz ter apagado fogo de um coletor antigo pelo menos duas vezes. Ela considera a troca benéfica, mas se a população voltar a estragar os materiais, diz que a história continuará a mesma.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, garante que as novas lixeiras serão higienizadas a cada 15 dias em lugares onde a coleta será diária, e pelo menos uma vez por semana onde o lixo será recolhido duas vezes no dia. O maior desafio a ser enfrentado agora, segundo ele, é a colocação indevida de materiais dentro das lixeiras. Elas devem armazenar apenas lixo orgânico - materiais recicláveis devem ser descartados através da coleta seletiva, que ocorrerá três vezes por semana nos bairros. Restos de móveis e objetos pesados devem ser descartados no Ecoponto, localizado na Av. Juscelino K. de Oliveira, 3195.

A substituição também melhora a circulação dos 15 veículos disponibilizados para o recolhimento do lixo atualmente. Ao utilizar um sistema automatizado, alguns enfrentavam problemas com o mau estado dos contêineres e acabavam estragando no meio do processo. Para o chefe do departamento de resíduos sólidos do Sanep, Edson Monterosso, os caminhões do ano 2014 estão bem conservados e devem atender corretamente a demanda da população.

RELEMBRE
Em dezembro do ano passado a Câmara dos Vereadores de Pelotas aprovou, por onze votos a nove, a taxa do lixo, criada pela prefeitura. Assim que implantada, em junho de 2017, valores de R$ 12,40 (para residências de até 79 m²) a R$ 191,39 (para imóveis acima de 1500 m²) passam a ser cobrados. De 2002 para 2016 houve aumento de 62% na geração de resíduos e 354% nos custos com o lixo, de acordo com o site da prefeitura. Lideranças do Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento Básico de Pelotas (Simsapel) e do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), foram contrárias à medida.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corte do Carnaval 2017 está eleita Anterior

Corte do Carnaval 2017 está eleita

O adeus a Marlene Rosenthal Schlee Próximo

O adeus a Marlene Rosenthal Schlee

Deixe seu comentário