Imposto

Contribuintes buscam carnês do IPTU

Falta do documento comprometeu a arrecadação com os descontos; moradores do Laranjal reclamam

Jerônimo Gonzalez -

No último dia para pagamento com desconto de 15% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Pelotas, a demanda na Secretaria da Receita nesta terça-feira (20) foi pela busca dos carnês que não chegaram aos contribuintes. Com isso, a arrecadação ficou 57,14% abaixo da meta de R$ 28 milhões. Até a última sexta-feira, o Executivo recolheu R$ 12 milhões em imposto.

Grande parte dos moradores que não receberam o boleto é do Laranjal. O aposentado Lucas Menezes, 50, foi um deles. O morador do balneário esperou até segunda-feira pelo carnê para saber o quanto terá que pagar de imposto. "Vou me assustar ali", disse, apontando para o balcão de atendimento. "Dizem que é neste momento que se sente o impacto", brincou. Menezes não garantiu a quitação da dívida em cota única. Para ele, o valor no ano passado estava adequado. A atualização da taxa de 2016 deixa a dúvida.

Este era o mesmo questionamento da dona de um apartamento na avenida Fernando Osório, Elizabeth Rios Villas Boas. Ela não sabia a razão para o atraso na entrega do documento e procurou a Receita com o propósito de quitar a dívida, mesmo sem saber o quanto iria desembolsar.

Para o secretário da Receita, João Pedro Nunes, a baixa adesão pelo desconto de 15% pode estar atrelada à demora no lançamento da campanha publicitária. "Esperamos atingir a meta até o fechamento do dia", projetou.

Já sobre o atraso na entrega de carnês nos balneários, Nunes admite que o trabalho feito pelas equipes técnicas do Sanep no bairro precisa melhorar. O diretor-presidente da autarquia, Jacques Reydams, contesta: "Entregamos a relação na prefeitura e ninguém questionou." Segundo Reydams, dos 104.842 boletos, 104.390 foram entregues - o que representa um índice de apenas 0,43% de retorno. Ele atribui a demora às inúmeras casas fechadas durante o ano no local.

Demanda
Outro dado observado pelo secretário da Receita diz respeito à demanda de atendimento. "De um ano para outro reduziu em 50%, ou seja, passamos de 800 para 400 suportes diários."

A questão principal ainda recai sobre a diferença (para mais) nos valores cobrados. Nunes esclarece que, em 2015, seis mil tributáveis receberam com o boleto atualizado, já com a área construída correta. Em 2016, mais 15 mil cadastros foram retificados.

Descontos
Os contribuintes ainda podem aproveitar o pagamento com desconto de 5% até o dia 20 de janeiro. Já o parcelamento em dez vezes se inicia no dia 10 de fevereiro. Após essa data serão confeccionados novos carnês, que serão entregues nas residências.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Atentado que deixou 12 mortos em Berlim é reivindicado pelo Estado Islâmico

Relatório sobre fraude em cotas para curso de Medicina é entregue a reitor da UFPel Próximo

Relatório sobre fraude em cotas para curso de Medicina é entregue a reitor da UFPel

Deixe seu comentário