Atendimento
Crai Rio Grande já atendeu 28 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
Inaugurado há 40 dias, o serviço tem registrado aumento de atendimentos no Município
Foto: Divulgação - Local concentra todos os serviços de atendimento à vítima
O Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil de Rio Grande (Crai Rio Grande) acaba de completar 40 dias em funcionamento e já acolheu 28 vítimas de violência sexual, totalizando 38 atendimentos nas áreas médica, psicossocial, policial e pericial. Cada vítima, criança ou adolescente, pode ser atendida por mais de uma área, conforme a necessidade, visando um atendimento acolhedor e multidisciplinar. O Centro está em funcionamento desde sua inauguração, em 15 de março, no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
De acordo com os dados dos atendimentos, as vítimas possuem entre dois e 17 anos, sendo 71% meninas. Destas, a maior parte tem de cinco a dez anos de idade, totalizando 52% dos atendimentos. Sobre a origem das vítimas, 90% são de Rio Grande. Nesse sentido, a chefe da Unidade da Mulher do HU-Furg e coordenadora do Centro, Tânia Fonseca, salienta que o número de atendimentos tem sido crescente e que há uma demanda ainda reprimida dos municípios em que o serviço é referência: Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. “Estamos analisando a possibilidade de ampliar o horário de atendimento, pois, ao acolher uma criança, existem protocolos e procedimentos que precisam ser seguidos, o que demanda mais tempo. Isso impacta diretamente em nossa capacidade de atendimento”, explica.
Atualmente, o Crai Rio Grande atende das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, concentrando todos os serviços que envolvem o atendimento da vítima do abuso sexual em um mesmo espaço físico. O objetivo é evitar o deslocamento das vítimas por várias instituições. O local em que são realizados os atendimentos é acolhedor e lúdico, visando facilitar a comunicação dos profissionais com as crianças e adolescentes.
Como procurar atendimento
A vítima de abuso sexual pode procurar atendimento no HU-Furg a qualquer hora do dia, incluindo finais de semana e feriados, com entrada pelo Serviço de Pronto Atendimento (Acesso 1). Informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3233-0365.
Os profissionais da Recepção, Portaria e todos os demais envolvidos no atendimento foram treinados e estão aptos para realizar a acolhida rápida e segura, evitando a exposição da vítima, bem como o desgaste físico e emocional. “A equipe de atendimento é especializada e orientada para não acentuar os traumas decorrentes da violência sofrida, a chamada revitimização”, ressalta Tânia.
Sobre o Crai Rio Grande
A implantação do Crai Rio Grande foi possibilitada pela parceria das instituições: HU-Furg, Prefeitura de Rio Grande, Secretaria de Município da Saúde (SMS), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), por meio do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MPE) e Conselho Tutelar. Essa é a quinta unidade aberta no Rio Grande do Sul.
A equipe multiprofissional é constituída por cerca de 20 profissionais, do próprio hospital ou cedidos pela Prefeitura, de diferentes áreas: Ginecologia, Pediatria, Psicologia, Assistência Social e Enfermagem. Além disso, representantes da Polícia Civil e do IGP prestam atendimento no local, conversando com as vítimas e realizando os exames periciais necessários para as investigações. Dessa maneira, o serviço fornece acompanhamento integral, desde o registro da ocorrência policial, preparação para a perícia médica, notificação ao Conselho Tutelar e avaliação clínica até o encaminhamento para tratamento terapêutico na Rede de Saúde do município de origem da vítima.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário