Pet

Cuidados com a saúde bucal

O surgimento de tártaros nos cães e gatos pode resultar em consequências graves

Paulo Rossi -

A ocorrência de tártaro nos cães e gatos é um problema que pode ter consequências graves. A boa notícia é que sua prevenção é fácil e barata. Cuidados com a higiene e até com a diversão dos animais podem evitar o surgimento do tártaro, uma placa de bactérias que surge pelo acúmulo de alimentos.

O médico veterinário Aroldo Garcia faz, em média, um processo de remoção de tártaro por dia. Como forma de prevenção, ele orienta os donos a escovarem os dentes do bichinho todos os dias. Para isso, existem escovas e cremes dentais específicos. Acostumar o animal a passar por esse processo desde filhote também é importante. Além da escovação, existem biscoitos, ossos e brinquedos que auxiliam na limpeza dentária.

As consequências do tártaro podem ser bem graves para a saúde do animal. Se não for possível removê-lo, o veterinário pode até extrair alguns dentes. Foi o que aconteceu com a Nina, de 8 anos. Há dois meses ela é a companhia de Marília Costa.

Logo que adotou a cadelinha, Marília passou a escovar seus dentes e notou algo estranho no fundo da arcada. Entrou em contato com o veterinário e ele sugeriu a extração de três dentes que já estavam tomados pelo tártaro. Nos outros, só a limpeza foi eficiente. Em Pelotas, o valor do procedimento para a remoção de tártaro varia de R$ 100,00 a R$ 600,00. O preço pode variar de acordo com a gravidade do problema.

O tártaro também pode resultar em infecções graves em órgãos vitais como os rins e o coração. Isto ocorre porque ele é formado por bactérias que podem acabar em outros lugares do corpo. Portanto, o médico veterinário deve ter o cuidado de não deixar o animal engolir o tártaro para as bactérias não se espalharem.

Animais com o focinho pequeno, como o shih tzu e o bulldog, devem receber atenção especial. Segundo o veterinário Aroldo, essas raças têm dentes tortos. Esse fato impede que os dentes de baixo encaixem nos de cima e a limpeza natural, fruto do atrito entre eles, não ocorre.

Como prevenir o tártaro

> Escove os dentes do animal diariamente desde o seu nascimento
> Use cremes dentais específicos para animais
> Dê biscoitos, ossos e brinquedos que ajudem a limpar os dentes
> Observe se os dentes e a gengiva estão em boas condições
> Se você notar o surgimento de placas nos dentes do animal, leve-o a um veterinário

14-08-2017

Arte: Augusto Barros Texto: Jarbas Tomaschewski

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unidos pela produção leiteira Anterior

Unidos pela produção leiteira

Passa de 300 o número de mortos no deslizamento em Serra Leoa Próximo

Passa de 300 o número de mortos no deslizamento em Serra Leoa

Deixe seu comentário