Chance
Cursos preparam de graça para o Enem
Três programas funcionam em Pelotas direcionados a pessoas de baixa renda que sonham em ingressar no Ensino Superior
Paulo Rossi -
A comerciária Patrícia Buss Farias, 39, conquistará a licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no final do ano e está entre os 345 ex-alunos do Pré-Enem nos Bairros que conseguiram atingir o objetivo de ingressar no Ensino Superior. Trata-se de programa anual com vagas gratuitas em curso preparatório, que funciona desde 2013. Outras duas opções para estudantes sem condições de pagar para frequentar as aulas são o Desafio Pré-Vestibular, da UFPel, e o Emancipa Pelotas. Entre os três, este ano, foram disponibilizadas 590 vagas.
O mais antigo e pioneiro em Pelotas é o Desafio, projeto de extensão da UFPel, que nasceu no movimento estudantil. Inicialmente alfabetizava adultos e em 1995 se tornou pré-vestibular, passando a fazer parte da instituição dois anos depois. São oferecidas duas turmas à tarde e duas à noite, com até 90 alunos em cada. Mais de quatro mil alunos já sentaram nas classes do Desafio.
Para conseguir se matricular no preparatório a pessoa precisa passar pelos critérios de seleção. O curso tem como principal público quem está em vulnerabilidade social, mora na periferia, é filho de trabalhador e excluído por questões raciais ou de gênero. Uma parceria com a Caps AD torna possível a abertura de duas vagas para dependentes químicos em tratamento.
Os interessados devem ter saído de escola pública e apresentar carteira de identidade, conclusão do Ensino Médio, comprovante de renda da família e contas básicas que indiquem os gastos no mês, inclusive receituário médico. De acordo com o bolsista e colaborador do projeto, Jorge Vernetti, há muita evasão por causa dos gastos com deslocamento.
O Desafio não é só pioneiro em Pelotas, mas no Estado também. E em nível nacional foi o segundo curso preparatório gratuito. Seis bolsistas colaboram com o projeto, todos estudantes da UFPel. O pelotense Gilson Hartwig Júnior, 21, quer cursar Direito e está entre os alunos. Conta que financeiramente não teria condições de estar em sala de aula.”É muito bom, pois é para pessoas de baixa renda.”
Pré-Enem nos Bairros
Até o ano passado, mais de 260 alunos foram aprovados e ingressaram no Ensino Superior por meio do Pré-Enem nos Bairros, organizado pela prefeitura, que objetiva oportunizar à população de baixa renda igualdade de condições na disputa por uma vaga nas universidades, proporcionando a inclusão social e o respeito à diversidade. Funciona desde 2007. O aulão inaugural está previsto para hoje, às 19h, no auditório do IFSul.
As atividades se iniciam no dia 3 de julho em cinco núcleos: escola Sylvia Mello (Fragata), Colégio Municipal Pelotense (duas turmas - Centro), Joaquim Duval (Três Vendas), Luiz Augusto Assumpção (Balneário dos Prazeres) e Marechal Rondon (Monte Bonito). Conforme a diretora do Departamento de Ações Inclusivas da Secretaria de Assistência Social, Daiana Ribeiro, já estão inscritos 160 para as 200 vagas disponibilizadas. Para participar, a pessoa tem de apresentar cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência e de renda de até dois salários mínimos.
Lúcia Almeida Mendonça, 49, passou pelo Pré-Enem nos Bairros e ingressou no curso de Agronomia da UFPel no semestre passado. “Felizmente deu tudo certo. Só tenho a agradecer”, diz ela, que estava sem estudar há mais de 15 anos. Considera tão importante o período, que guardou os cadernos. Mas como a vida prega peças e nem sempre se pode fazer tudo o que quer, ela teve de trancar a matrícula semana passada, pois precisa trabalhar e suas aulas eram em turno integral. “Não desisti de estudar”, afirma, ao garantir que pretende juntar um dinheiro para conseguir voltar e se sustentar.
Emancipa Pelotas
O Emancipa Pelotas começou este ano, com o apoio da Escola Luís Carlos Corrêa da Silva, na Guabiroba, responsável por emprestar sua estrutura física para as aulas do curso no turno da noite, duas vezes por semana. Um dos coordenadores e professores do preparatório, Pablo Robina, está na expectativa de firmar parceria com a UFPel para viabilizar também a realização de um intensivo. Por enquanto funciona apenas o extensivo, com 17 alunos. A procura foi baixa, justamente por ser um curso noturno, na periferia, e as pessoas precisarem de transporte.
O crédito da implantação do curso em Pelotas se dá a um grupo de militantes de movimentos sociais, que aderiu à rede do programa. “Abrimos, ainda que de forma limitada, sem ajuda financeira de ninguém. Todos somos voluntários”, salienta Robina. A equipe conta com 15 professores, que se revezam para dar aulas, pois todos têm empregos e outros compromissos. Cada um é oriundo de uma área e a dificuldade está em conseguir voluntários para ensinar Química, Matemática e Física, por isso a ajuda da UFpel será bem-vinda, acentua.
O material de matrícula está disponível na própria escola, onde podem ser feitas as inscrições, às terças e quintas-feiras, a partir das 19h. Uma página no facebook e um site da Rede Emancipa estão disponíveis para informações mais detalhadas sobre o trabalho do grupo, desenvolvido em todo o Brasil com a ideia de proporcionar acesso à educação popular através de temáticas em todas as disciplinas.
A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 constrói um importante trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. O principal foco de atuação tem sido a organização de cursinhos populares pré-universitários para atender à demanda represada dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao Ensino Superior em geral, e às universidades públicas em particular.
Inscrições
Desafio
Devem ser feitas até sexta, das 14h às 21h, na rua Andrade Neves, 2.222. Mais informações pelo telefone (53) 3229-3640.
Pré-Enem
Na Secretaria de Assistência Social, pelo pelo telefone (53) 3309-3600 ramal 218, ou no e-mail [email protected].
Emancipa Pelotas
Na Escola Luís Carlos Correa da Silva, rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 100, Guabiroba. Mais informações pelos telefones (53) 98415-9360 ou 98404-3654. Contatos também pelo e-mail: [email protected].
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário