Gastronomia

Da Itália ao Havaí, culinária internacional com tempero pelotense

Boas e variadas opções de restaurantes com pratos típicos de outros países enriquecem cardápio gastronômico da cidade

Foto: Carlos Queiroz - DP - Gastronomia árabe é uma das culinárias que se destaca em Pelotas

Para além dos conhecidos e apreciados pratos típicos da culinária brasileira, o cardápio gastronômico de Pelotas é carregado de boas surpresas e especialidades de outros países que também caem no gosto de quem busca boa comida. Por toda a cidade, são muitos os restaurantes que se dedicam a oferecer aos clientes sabores de outras partes do mundo. Sejam de países vizinhos ou de terras distantes, estes variados gêneros estão tão presentes que, em muitos casos, sequer percebemos que vieram de fora.

Se é impossível provar e mostrar tudo no espaço de uma reportagem, o Diário Popular se propôs o desafio de trazer aos seus leitores alguns bons exemplos de comidas típicas estrangeiras. Mas, como certamente há tantas outras, esse é apenas uma provocação para quem ainda não se dedicou a variar o paladar, apostar no que há à disposição na cidade.

Delícias italianas

Ambiente aconchegante, combinado a músicas italianas de fundo e, claro, comida típica do país europeu. Isso é parte do que se encontra no Vesúvio, local com 63 anos de história na culinária de Pelotas. O restaurante oferece inúmeras opções dos mais tradicionais pratos italianos, entre eles diversos tipos de massas frescas e molhos. "Temos uma variedade: ravióli, canelone, rondelli, fetuccine e combinação de vários molhos", detalha o proprietário, Alvacir Bosone.

O carro-chefe do local, por ser o mais pedido do público, é batizado de Número 1. Acompanhado de uma entrada que pode ser ravioli de queijo ou polentinhas, ambos fritos, a refeição principal é composta de dois pratos com bife à parmeggiana e massa vesuviana regada a molho de bloquinhos de frango, creme de leite, mostarda e cebola.

Onda havaiana

Um prato refrescante e diferenciado que há algum tempo tem conquistado cada vez mais fãs é o poke. Apesar de haver algumas semelhanças, ele ainda pode não ser tão conhecido quanto a famosa culinária japonesa, mas já está disputando público semelhante. Originária do Havaí, a receita leva peixes ou frutos do mar, frutas, arroz, folhas, legumes e sementes, sendo servido em uma espécie de pote (conhecido como bowl). Em Pelotas, os adeptos dos pokes contam com um lugar dedicado a essa especialidade, o Aloha.

Com cinco anos de existência, o restaurante tem um cardápio repleto de opções para que cada cliente possa montar o seu poke de acordo com as preferências. É possível selecionar desde a proteína até o molho. O proprietário, Lucas Barcelos, conta que o espaço tem clientes fiéis, especialmente quem está habituado à culinária japonesa. "Só que a gente consegue ainda pegar outro público, como o pessoal mais velho. Vem aqui experimentar e segue comprando", complementa.

Especialidades arabes

Kaftas, quibes, esfirras e homus, esses são alguns dos tradicionais pratos árabes que caíram no gosto dos brasileiros. Em Pelotas, não é diferente. Dentre os lugares onde é possível encontrar as especialidades, está o Latifa Container. No local, é possível combinar porções de diferentes opções do cardápio, pedir combos ou ainda escolher a rodada árabe, em que o cliente pode desfrutar à vontade de uma série de pratos. "Hoje o pessoal está mais aberto a experimentar pratos diferentes e é legal experimentar a arábe, que não deixa em nada a desejar e é uma comida saudável", destaca o proprietário, Madjer Al-Alam.

Para o público que, além da culinária árabe, também aprecia churrasco, o Latifa mescla seu cardápio com assados uruguaios.

Esntrageiro aliado ao local

Nem todos os restaurantes com pratos típicos estrangeiros ficam restritos a um ou dois países. Para quem aprecia um cardápio variado, com comida típicas de outros países, mas também a culinária gaúcha e brasileira, o Bistrô Pelotense é uma opção eclética. Comida com inspirações espanholas, francesas, uruguaias e argentinas compõem um mix para diferentes públicos.

"Saímos observando, trazendo referências e traduzindo para nossa realidade uma visão global para formar uma atitude local", explica o chef e proprietário Marcio Avila. Entre as variedades estão ratatouille, mil folhas de matambre, arroz com bacalhau e crepes franceses. Assim como hambúrgueres e chivitos.


Restaurantes de Pelotas

Conforme o catálogo Saborear, da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), além dos restaurantes mencionados, Pelotas ainda tem mais 30 estabelecimentos para atender aos diversos públicos, além de inúmeras churrascarias, cafés e docerias.

Para conferir o material, acesse bit.ly/catalogo-saborear.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um lar qualificado para fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher Anterior

Um lar qualificado para fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher

Caso de importunação sexual movimenta discussões sobre violência contra a mulher Próximo

Caso de importunação sexual movimenta discussões sobre violência contra a mulher

Deixe seu comentário