Sanep

Decreto municipal prevê restrição de uso da água

A medida passará a valer a partir da próxima quarta-feira, e prevê punição para quem lavar calçadas, automóveis, e molhar gramados e jardins

Paulo Rossi -

Atualizada às 19h39min para acréscimo de informações*

web_sanepImagem à direita mostra a situação da barragem (Foto: Sanep - Divulgação)

O uso da água em Pelotas será restrito a partir da próxima quarta-feira (26). A medida consta em decreto da prefeitura, a pedido do Sanep, que será publicado na próxima segunda-feira, e foi anunciada em coletiva de imprensa realizada durante a manhã desta sexta-feira, no Paço municipal. O texto prevê a suspensão no abastecimento de água de quem realizar a lavagem de automóveis e calçadas, e molhar gramados e jardins. A decisão faz parte do plano de ação da autarquia para tentar reduzir a diminuição no nível da barragem Santa Bárbara, que chegou a 1,94 metro durante a tarde de quinta-feira e é responsável por 60% do abastecimento de água no município.

Com a execução do decreto, a expectativa é que o nível de água do local passe a diminuir dois centímetros diariamente, contra os quatro centímetros atuais. “É importante que a população faça o uso consciente da água”, afirmou o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia. Outras medidas do plano de ação preveem a suspensão de novas ligações e a paralisação de obras executadas pelo Sanep na adutora da rua Guilherme Wetzel, da subadutora no Balneário dos Prazeres e da extensão da rede no Sítio Floresta. No momento, os esforços serão concentrados para o conserto de vazamentos na cidade, com o intuito de evitar perdas, a partir da ampliação no número de equipes direcionadas para a tarefa. Um grupo também será deslocado do Departamento de Esgoto e outros dois serão contratados. Dessa forma, serão 11 equipes atuando na função, um aumento em relação às cinco habituais. Além disso, os chuveiros presentes na praia do Laranjal também serão desligados. “A gente entende que, neste momento, eles são supérfluos”, conta Garcia.

A fiscalização das medidas será feita por equipes do Sanep. A população também poderá denunciar quem estiver descumprindo a medida pelos canais de atendimento da autarquia, como redes sociais, pelos telefones (53) 3026-1144 ou 115, e na sede do Sanep, na rua Félix da Cunha, 653.

pr2580Decreto passará a valer na próxima quarta-feira (Foto: Paulo Rossi - DP)

Plano de ação

Garcia lembrou que a situação é normal nos pontos de outras três Estações de Tratamento de Água (ETA) do município: Quilombo, Moreira e Sinotti. As altas temperaturas e a escassez de chuvas foram apontadas como as causas para a redução no nível da Barragem Santa Bárbara. Em um comparativo exibido durante a coletiva, foram mostrados os índices pluviométricos em Pelotas. Em janeiro de 2019 foram 352 mm de chuva, contra 15 no mesmo mês neste ano. Em fevereiro de 2019, foram 119,5 milímetros de chuvas, contra 43 milímetros em 2020. O volume de chuvas, no entanto, foi suficiente somente para evitar a redução do nível da barragem nos respectivos dias de precipitação.

Conforme o diretor-presidente, os efeitos do decreto serão avaliados por dez dias, até 2 de março. Caso haja o agravamento da situação de seca, à próxima medida envolverá a captação de água a partir de mais dois mangotes, de dez metros, que poderão captar água em outros pontos da Barragem, reforçando o trabalho já exercido por dois pontos flutuantes. A previsão, apontada por Garcia, é que haja um período chuvoso a partir da segunda quinzena de março, o que poderia amenizar a situação. No entanto, permanecendo o cenário desfavorável, poderá haver, como medida extrema, a transposição de água do Arroio Pelotas para a Santa Bárbara, ao custo estimado de R$ 700 mil.

-148922

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Argentina conclui votação e aguarda resultados; Uruguai deve ter segundo turno

Próximo

Procura zero

Deixe seu comentário