Temporal
Defesa Civil monitora regiões atingidas por eventos meteorológicos
Em Cristal e Canguçu, grande parte das lavouras foi afetada
As comunidades atingidas pelos eventos meteorológicos no último domingo (12) continuam sendo monitoradas pela Defesa Civil Estadual. O município de Caçapava do Sul avalia a possibilidade de decretar Situação de Emergência (SE).
Os municípios de Cristal, que teve 30 residências afetadas, e Canguçu, com 25 residências afetadas, foram atingidos por chuva, granizo e microexplosões (rajadas de vento em uma velocidade muito alta, que em contato com o solo, se espalham como se fosse uma bomba). Nos dois municípios, as lavouras foram muito afetadas e os prejuízos estão sendo contabilizados para saber se há ou não a necessidade de decretar a Situação de Emergência.
Dona Francisca e Faxinal do Soturno foram vistoriadas e já deram início ao processo de SE. Enxurradas foram as principais causas de adversidades nestes municípios.
A situação dos municípios de Amaral Ferrador, Camaquã, Encruzilhada do Sul e Santana da Boa Vista será verificada nos próximos dias. Além disso, a atenção se volta à condição hidrológica nas bacias dos rios: Taquari-Antas, Sinos, Pardo, Quaraí, Santa Maria e Ibicuí.
São Francisco de Paula e Santa Maria, municípios mais atingidos, contam com equipes que ainda analisam o local e que buscam informações mais aprofundadas sobre as ocorrências. Os números divulgados até o momento seguem sem alterações.
A Defesa Civil mantém o pedido de doações. Para São Francisco de Paula, são necessários alimentos, água, materiais de limpeza e de higiene pessoal, além de velas. Como centenas de casas foram destruídas, há também grande necessidade de materiais de construção. As doações podem ser entregues no Ginásio Municipal, na rua Santos Dumont, 967.
Santa Maria necessita da doação de alimentos, água, matérias de limpeza e de higiene pessoal, que podem ser entregues no Centro Desportivo Municipal, na rua Appel, 795.
Porto Alegre e Região Metropolitana precisa da doação de alimentos, água, matérias de limpeza e de higiene pessoal, que podem ser entregues no Centro Administrativo do Estado, na avenida Borges de Medeiros, 1.501, térreo.
Fonte: Assessoria do Estado
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário