Finalmente

Depois de 18 anos, a pavimentação

Aguardada pela comunidade de Arroio do Padre, a ERS-737, conhecida como Federeca, foi concluída esta semana

Carlos Queiroz -

A poeira enfim deu lugar ao asfalto. Após 18 anos de espera, a pavimentação dos 25,3 quilômetros da ERS-737, conhecida como Federeca, finalmente foi concluída. Foram muitas promessas ao longo desse tempo. Prazos iniciaram e terminaram sem que de fato a história recebesse um ponto final. Porém, na última quarta-feira, os moradores de Arroio do Padre puderam comemorar a entrega do trecho de 2,3 quilômetros que estavam inacabados desde 2013. A via é acesso entre Pelotas e Arroio do Padre. A expectativa agora fica por conta de benefícios à agricultura, à educação e à saúde.

Aberta entre 1964 e 1965, a estrada foi criada com a intenção de melhorar o deslocamento entre os interiores de Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul. O agricultor Aldo de Oliveira, 63, nascido e criado no local, não esconde a alegria em poder dirigir seu trator pela via asfaltada. De acordo com ele o acesso à cidade está muito melhor, e isso irá facilitar o deslocamento dos caminhões em época do plantio e secagem do fumo. Já para a frentista e estudante Juliane Perleberg, 29, o tempo perdido em locomoção para ir até Pelotas variava em uma hora e 15 minutos em dias secos e até duas horas em caso de chuva. Agora, mesmo em dia molhado, o percurso pode ser feito em torno de uma hora, o que torna a viagem menos cansativa para os estudantes. Além disso, o deslocamento para quem precisa de atendimento médico será mais rápido e eficiente, enfatiza a frentista.

Segundo o engenheiro da 7ª Superintendência Regional Pelotas do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luís Antônio Teixeira, ainda restam alguns detalhes a serem concluídos. A sinalização vertical está pronta, mas a horizontal, por exemplo, só deverá ser finalizada com a colocação dos tachões, no próximo dia 16. A inauguração oficial da ERS-737 ainda não tem data definida.

Linha do tempo

1998 - No governo Antônio Britto a obra de pavimentação foi incluída no programa Nenhum Município sem Asfalto, que previa asfaltar as principais ligações intermunicipais do Estado. O contrato foi assinado, mas acabou esquecido com a troca de governo.

1998 e 2002 - Na gestão de Olívio Dutra, houve a exigência de que a obra fosse incluída no Orçamento Participativo da região para ser realizada, mas a proposta acabou derrotada pelas demais cidades que não tinham interesse na estrada.

2002 - Eleito com o maior percentual de votos de todo o Estado em Arroio do Padre, o governador Germano Rigotto fez sua festa de comemoração no município. Durante o evento se comprometeu a realizar a obra como forma de agradecer à comunidade. No entanto, por falta de recursos, nada foi feito.

2007 - No governo de Yeda Crusius parte do trecho começou a ser asfaltada.

2008 - A obra foi embargada em razão da descoberta de sítios arqueológicos.

2009 - A retomada da pavimentação foi autorizada a partir da BR-116, em direção a Arroio do Padre. Em abril, foi interrompida novamente devido ao prazo da licença ambiental concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) ter expirado. A continuidade dos trabalhos aconteceu após a renovação do documento.

2014 - Em outubro, 23 quilômetros da via foram concluídos, sinalizados e inaugurados. Neste período foi feita também a contratação de uma nova empresa para concluir os 2,3 quilômetros que faltavam.

2015 - De janeiro a julho os 2,3 quilômetros restantes da obra estiveram parados, tendo início em agosto pela construtora Encopav, orçados em R$ 1,9 milhão.

2016 - A obra ocorria em ritmo lento e deveria ter sido concluída em fevereiro, mas o prazo voltou a ser estendido, até a conclusão, nesta semana.

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