Gauchismo
Desfiles encerram Semana Farroupilha na região
Em Pelotas, a tradição do 20 de Setembro segue na avenida Bento Gonçalves, com início às 10h
Volmer Perez -
No feriado estadual do 20 de Setembro, que marca a data mais importante para os gaúchos, o dia será de celebrações pela Zona Sul. Depois de dois anos de pandemia, a terça-feira projeta um cenário de famílias carregando suas cadeiras, alguns pilchados, outros não, mas a maioria com o chimarrão em mãos, buscando o melhor lugar para acenar ao tradicionalistas que voltam a homenagear quem enfrentou dez anos de revolução, em busca principalmente de impostos mais justos. O momento pede preparo cuidadoso com a encilha e a alimentação dos cavalos, além da indumentária para fazer bonito na passarela e honrar os antepassados.
Em Pelotas, o desfile está marcado para as 10h e começa na avenida Bento Gonçalves, esquina com a rua Gonçalves Chaves, e vai até onde o público ocupar (pela rua Santa Tecla ou Santos Dumont), já que a estimativa chega a dez mil pessoas. Já os cavaleiros devem ficar em torno de 500 que estão em dia com as exigências sanitárias. Para controlar o trânsito, a partir das 7h, as principais ruas em torno da avenida serão interrompidas (confira mais nesta página).
Este ano foi estabelecido que a idade mínima para participantes será de cinco anos para montar, não sendo admitido que adultos carreguem crianças. O patrono da Semana Farroupilha do Município, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), adianta que serão dez entidades a desfilarem, com cerca de 19 caminhões e quatro faitos, além de diversas instituições a pé. Também estão previstas algumas surpresas para a manhã tradicionalista. "A entrada do efetivo a cavalo será pela avenida Dom Joaquim e haverá um brete para conferência da documentação (como vacina e guia de trânsito animal), na rua Gonçalves Chaves", adiantou o patrono. O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul alerta que essas medidas são necessárias quando há evento com aglomeração para não colocar os animais em risco de contaminação. Em São Lourenço do Sul, por exemplo, todos os animais que irão desfilar passaram pelo Sindicato Rural, até esta segunda-feira, para receberem autorização para participar.
Na Capital Farroupilha
No último dia da Semana Farroupilha, a tradição se segue em outras cidades da região, principalmente na Primeira Capital Farroupilha, Piratini, que terá cerca de 700 cavaleiros e um público esperado de seis mil pessoas. Para o prefeito Márcio Porto (MDB), o evento está superando todas as expectativas em relação à organização, shows e a presença do público. Só para o último dia estão programados sete shows entre os palcos Capital e Rio Grande. A festa deve ir até meia-noite, quando a Chama Farroupilha de 2022 será extinguida.
40 anos de tradição
Uma tradição que completa 40 anos neste 2022 não poderia deixar de ser realizada. A passagem de uma centelha da Chama Crioula da União Gaúcha João Simões Lopes Neto ao Diário Popular. A relação entre as duas entidades centenárias - União completou 123 anos de existência nesta segunda-feira, assim como os 132 anos do jornal feitos em agosto - teve início ainda na década de 80, através da divulgação de eventos e da história da entidade tradicionalista mais antiga do Rio Grande do Sul, pelas páginas do matutino. A centelha foi recebida pela jornalista do Diário Popular e ex-primeira prenda da União Gaúcha, Cíntia Piegas, das mãos da patroa da invernada Campeira Luciana Zanetti. "As gerações passam, mas a tradição e a cultura precisam ser mantidas vivas, para que no futuro se tornem história", disse a jornalista. "Referenciar duas entidades de tanta tradição em Pelotas já virou um marco na Semana Farroupilha. Desde que eu me conheço, este ato é realizado na cidade e, por isso, devemos mantê-lo", acrescentou Luciana.
Alterações de trânsito em Pelotas
Nesta terça-feira, motoristas que circularem pela cidade devem ficar atentos às alterações no trânsito entre 7h e 13h. A avenida Bento Gonçalves terá trânsito livre somente no sentido rua Marcílio Dias em direção à avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. A pista correspondente ao Altar da Pátria estará interrompida. Os cruzamentos da avenida Bento Gonçalves com rua Almirante Barroso, Santa Cruz, Gonçalves Chaves, Félix da Cunha, Padre Anchieta, 15 de Novembro, Andrade Neves, General Osório, Marechal Deodoro, Barão de Santa Tecla e Santos Dumont serão interrompidos. Também estará fechada para veículos a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com rua Antônio dos Anjos.
Os cavaleiros deverão ficar na rua Gonçalves Chaves que estará interrompida até a Rafael Pinto Bandeira. A Secretaria de Transporte e Trânsito de Pelotas informou que, se houver necessidade, será realizado o fechamento dos cruzamentos da rua Gonçalves Chaves em direção à avenida Dom Joaquim, proporcionalmente ao número de participantes no desfile.
Transporte
A programação também provocará alteração nos itinerários de algumas linhas do transporte coletivo urbano entre as 7h e as 13h, além de circular em horários igual ao de domingo. Sofrerão mudanças as linhas da Zona Norte, Porto, Bom Jesus, Laranjal e Padre Réus/Rodoviária.
Confira a programação nas principais cidades da Zona Sul
Canguçu
20 de setembro:
- 14h: - Desfile temático e de cavaleiros
- 19h: Missa Crioula de encerramento dos festejos no CTG Sinuelo
Piratini
10h - Desfile Farroupilha, com saída do Esporte Clube Guarani, sendo o ponto principal o Palanque Municipal na praça Inácia Machado da Silveira
14h - Semifinal e final do rodeio na pista do Sindicato Rural
15h - Show de Jari Terres - palco Capital
16h30min - Show Roberto Borges - palco Capital
17h - Show Rodeio dos Vetos - palco Rio Grande
18h - Apresentação da Fábrica de Gaiteiros - palco Capital
19h - Show Marca Fandangueira - palco Capital
20h30min - Show Leonel Gomes - palco Rio Grande
22 - Show Grupo Os Mateadores - palco Rio Grande
Pelotas
10h - Desfile na avenida Bento Gonçalves
Rio Grande
9h - Homenagem Maçônica no túmulo do general Bento Gonçalves - rua General Neto
10h - Caminhada e Cavalgada Farroupilha na rua General Neto
São Lourenço do Sul
10h - Desfile Farroupilha, com saída da avenida Nonô Centeno, passando pela praça Central e principais ruas da cidade, retornando à avenida
12h - Solenidade de arriamento dos pavilhões e extinção da Chama
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário