Música

Dia Municipal do Samba levou boa música para a zona portuária

Grupos de samba de roda, pagode, carnaval e chorinho animaram a tarde do público que prestigiou o evento em Pelotas

Foto: Jô Folha - DP - Grupos locais se reuniram para celebrar o ritmo que faz parte do patrimônio cultural brasileiro

Por Anete Poll
[email protected]

A terceira edição do Dia Municipal do Samba aconteceu na tarde deste domingo (18), na zona portuária de Pelotas, mais especificamente na rua José do Patrocínio. O evento começou devagar, com as pessoas chegando aos poucos, porém foi ganhando movimento. A garoa forte não foi empecilho suficientemente forte para impedir que os grupos subissem ao palco.

O primeiro a se apresentar foi o Amigos do Sereno, grupo que estava sendo esperado por muita gente e que não decepcionou quem foi até lá para ouvir uma boa música. O público pôde ainda aproveitar os produtos da Feira do Empreendedor, do Mercado das Pulgas e ainda a praça da alimentação. “Ampliamos o leque do Dia Municipal do Samba para que a gente pudesse atrair e dar uma visibilidade maior. O samba tem a responsabilidade não apenas musical, que apenas por si só já seria suficiente, mas trazer estes parceiros, empreendedores da informalidade, foi o grande feeling esse ano aqui no Dia Municipal do Samba”, opina Emerson Nunes, criador do projeto Dia Municipal do Samba.

Também passaram pelo palco, grupos tradicionais como Lua Cheia, Cor Brasil, Samba do Cortiço, Molejo Daqui, Choco e outras, que se apresentaram ao longo das 15h até as 22h. “São apresentações que vão do carnaval, ao chorinho, ao samba de roda, ao pagode”, disse Emerson Nunes.

Ele contou que em 2018 foi aprovado o Dia Municipal do Samba. “Esta data é para contemplar um dia, não para confrontar com o nacional, mas que se adapte, que seja adequado a nossa realidade. O Dia Nacional do Samba, no Rio de Janeiro, tem as suas peculiaridades e dias específicos. O do nosso município ficou sempre o primeiro domingo de dezembro, que este ano, foi excepcionalmente neste domingo, em razão da agenda de um dos principais grupos.

O objetivo da programação, conforme Nunes, “é trazer os grupos de Pelotas, trazer exatamente o que temos de melhor aqui. Trazer a nossa cultura, porque aqui ela respira. Pelotas tem muito essa questão da negritude e o evento também fortalece a história de Pelotas, de tudo o que foi construído pela mão de obra negra. O samba expressa essa questão”, sinaliza.

O público
O servidor municipal, Cleiton Luis Garcia Nunes, 53, ressaltou que desde a primeira edição, no Mercado Público , ele participa do evento. “Essa é a primeira vez aqui. Mas estamos gostando, pois tem mais espaço e é mais tranquilo”, enfatizou. A companheira de Cleiton, Kellen Fagundes, 43, presidente da cooperativa de reciclagem, observou que para quem tem filhos, o local ficou bem melhor. Os dois esperavam a participação do grupo Lua Cheia e Cor Brasil.

A professora de Filosofia, Tirza Medeiros, 34, compareceu em razão de seu grupo preferido: Samba do Cortiço. “Mas vim também em razão de ser o Dia Municipal do Samba.” Tirza comentou que o evento, quando realizado no Mercado Público, dava muito mais visibilidade. “Quem mora mais afastado não tem condições de vir até aqui. E o Mercado Público é bem mais acessível.”

A comerciante Michele Cavalheiro, 39, apontou que foi até o local atarás de boa música. “Eu adoro samba. Vim hoje pelo grupo Amigos do sereno, grupo este que sigo em todas as apresentações aqui na cidade”.

A manicure Naiara Siqueira, 37, é outra que foi para ouvir os grupos, mas com preferência pelo Amigos do Sereno. “Eu adoro um pagode. E eles são maravilhosos”, acrescentou. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Projeto de incentivo ao uso sustentável do Pampa receberá R$ 1,5 milhão

Pelotas registra 109 novos casos e um óbito pro Covid-19 Próximo

Pelotas registra 109 novos casos e um óbito pro Covid-19

Deixe seu comentário