Meio ambiente

Doação de mudas do Horto Municipal segue até o fim do mês

Plantas podem ser solicitadas on-line e serão disponibilizadas até dez mudas por CPF, em iniciativa que faz parte do programa Ciclo Verde Pelotas

Os interessados em adquirir mudas de diferentes espécies arbóreas devem solicitá-las, gratuitamente, até o dia 30 deste mês. Os pedidos podem ser feitos de forma presencial, no Horto Municipal, localizado na rua Joana Neutzling Levien, próximo da Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara, ou on-line, através do Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam).

As doações são realizadas pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), com previsão de que, até o fim do mês, o Município alcance a marca de mais de 16 mil mudas repassadas à comunidade pelotense, entre atividades em escolas e ações socioambientais. A pausa no processo de doações será entre os meses de outubro a abril, período não indicado para o plantio em razão das condições climáticas.

De acordo com o secretário Eduardo Schaefer, a iniciativa no formato digital ampliou o alcance da doação das mudas, e, consequentemente, auxiliou no plano de arborização do município. “Nossa proposta, com os pedidos virtuais, é facilitar e qualificar a informação para quem quer plantar, através do pedido on-line e do Guia de Arborização Urbana. Nós temos defendido a política de plantio - árvore certa no lugar certo -, que só traz benefícios à vida das pessoas”, afirmou.

Os interessados em adquirir mudas do Horto de forma on-line devem fazer o cadastro de identificação e preencher o formulário de solicitação através do sistema da prefeitura.

Programa Ciclo Verde
O programa, lançado em junho de 2021, possui três eixos de atuação - Bairro Verde, Compensatória Verde e Ação Verde -, todos voltados para a preservação de áreas arborizadas da cidade.

O Bairro Verde atua para avaliar necessidades de manejo arbóreo em microrregiões da cidade. Após avaliação pelas equipes da SQA, caso haja necessidade, são realizadas poda, supressão ou transplante das árvores. Também são feitos plantios de mudas adequadas para rearborizar o local.

O eixo Compensatória Verde visa reparar a retirada de árvores por parte de instituições e membros da sociedade civil. A iniciativa orienta a doação, o plantio e a manutenção de mudas por dois anos. Dessa forma, os responsáveis por compensar o dano gerado ao meio ambiente são orientados por servidores da Prefeitura, e recebem o Guia de Arborização, com instruções para o plantio de espécies arbóreas.

O eixo Ação Verde consiste na busca de entidades do terceiro setor que, em parceria com a SQA, realizam o plantio de mudas em áreas verdes da cidade. A aproximação com entidades não governamentais tem o objetivo de tornar o meio ambiente mais agradável para todos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Arroz tende a valorizar a partir de outubro Anterior

Arroz tende a valorizar a partir de outubro

50% dos casos de demência nos próximos 30 anos podem ser preveníveis Próximo

50% dos casos de demência nos próximos 30 anos podem ser preveníveis

Deixe seu comentário