Eleições 2022

DP prepara cobertura eleitoral no impresso e no digital

Leitores poderão contar com mais conteúdos a partir desta segunda-feira

Lucas Kurz -

[banner-site]-Elei?es-2022 (3)
Pensando em entregar uma programação de qualidade a todos os leitores, o Diário Popular preparou uma série de conteúdos especiais para tratar das Eleições 2022. Matérias especiais sobre o pleito, sabatinas com todos os candidatos ao governo do Estado, entrevistas com os postulantes ao Senado e uma série de vídeos informativos nas redes sociais são algumas das iniciativas.

Para auxiliar os eleitores na escolha, o Jornal convidou todos os 11 concorrentes ao Palácio Piratini para entrevistas. A partir do dia 30 de agosto estas sabatinas poderão ser conferidas através do site e das redes sociais do Diário Popular. Os principais trechos e propostas dos candidatos estarão no impresso, junto ao endereço onde o leitor poderá acessar os vídeos da íntegra das entrevistas.

"O papel do jornalismo é oferecer aos eleitores o máximo de informação possível para auxiliar no processo de escolha dos candidatos. A cobertura do DP vai neste sentido, tirando dúvidas sobre a eleição, apurando e, sobretudo, questionando quem pretende representar a população", diz o editor-chefe do Jornal, Vinicius Peraça.

Outra iniciativa são as entrevistas com os candidatos ao Senado. Elas ocorrem ao vivo nas redes sociais do Jornal através do quadro Espeto Entrevista que já recebeu o vice-presidente e candidato Hamilton Mourão (Republicanos) e o ex-governador e candidato Olívio Dutra (PT). A próxima a participar será a vereadora de Porto Alegre e concorrente, Comandante Nadia (PP). Marcadas sempre para as terças-feiras, às 20h, o eleitor pode rever a qualquer momento na internet e na sexta-feira seguinte conferir os trechos mais importantes da conversa na versão impressa.

O colunista de política do DP e responsável pelo quadro, José Ricardo Castro, diz que a ideia surgiu para tentar oferecer um espaço a quem geralmente não é ouvido, já que de maneira geral as entrevistas e debates são com quem concorre ao governo. "Creio ser importante essa posição que o Diário Popular, através do Espeto Entrevista, teve para tentar oferecer um pouco do pensamento dos candidatos ao Senado", fala Castro, contando que a receptividade dos candidatos foi muito boa. "É uma excelente contribuição à cidadania que o DP dá ao eleitorado da Zona Sul e do Estado".

A novidade do DP este ano é explorar ainda mais as redes sociais. Para explicar aos eleitores assuntos sobre o processo eleitoral, o Jornal começa a publicar vídeos informativos nesta segunda-feira, 22. Temas como campanha eleitoral, coligações e federações e função de cada cargo que será eleito em outubro serão alguns dos conteúdos tratados.

Parceria com o IPO

Uma tradição que se mantém neste pleito é a parceria antiga do Diário Popular com o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO). Os estudos encabeçados pela instituição revelam dados importantes sobre o eleitorado gaúcho e acabam ganhando as páginas do Jornal. Este ano, o DP divulgou - e contou com a análise da diretora do IPO, Elis Radmann - a pesquisa que mostra que 64,3% dos eleitores do Rio Grande do Sul desconhecem que irão eleger apenas um senador. Outro levantamento foi quanto aos regimes políticos, em que 61,8% dos eleitores responderam que preferem a democracia a qualquer outra forma de governo.

Para a cientista política, a democracia se fundamenta pela participação e liberdade de escolha. "E é aí que entra o papel da imprensa, é como se a imprensa fosse o baluarte da democracia". diz. Ela também destaca o papel da mídia de informar quando e onde um fato ocorreu. "Nos traz o como e o porquê. Ela nos conta o que está acontecendo, de forma plural, com vários ângulos. A liberdade de expressão e o acesso à informação são direitos fundamentais e neste contexto a imprensa tem um papel importantíssimo, ainda mais em era de fake news e discurso do ódio", finaliza Elis.

O papel da cobertura das eleições

A coordenadora do curso de Jornalismo da UFPel, Silvia Meirelles, lembra que uma das funções do jornalismo é informar a população para que possa se posicionar em relação ao que está acontecendo na sociedade, especialmente em um ano eleitoral. "O jornalismo vai ser fundamental para combater a desinformação e para divulgar as políticas públicas defendidas pelos candidatos. As pessoas precisam saber que quando votam em determinado candidato estarão votando em determinadas pautas", aponta.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil registra 15,5 mil novos casos e 144 óbitos por Covid-19 Anterior

Brasil registra 15,5 mil novos casos e 144 óbitos por Covid-19

Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar Covid-19 Próximo

Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar Covid-19

Deixe seu comentário