Estilo Pet
É importante vacinar seu pet
Imunização contra a gripe deve ser feita nos cães, sobretudo os idosos, para evitar complicações respiratórias
Jô Folha -
Como todas as demais vacinas, a contra a gripe deve ser feita nos cães, principalmente os idosos, para evitar complicações respiratórias. Eles são como os humanos e estão suscetíveis às doenças que aparecem no inverno. Também conhecida como Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina, a gripe em cães é uma doença contagiosa e os casos aumentam com as mudanças bruscas de temperatura, como tem ocorrido nos últimos dias, em que as estações se alternam entre frio e calor.
O cão gripado normalmente apresenta tosse seca, forte e persistente (parece que está engasgado); febre, falta de apetite, apatia e perda de peso. Pets de qualquer raça ou idade podem contrair a gripe canina, pois o risco da infecção existe em qualquer lugar, observa a veterinária Rosane Loguércio. A proteção se dá justamente com a vacina anual, que pode ser dada a partir de oito semanas de idade.
São dois os tipos de vacina, uma subcutânea, outra intranasal. Ambas importadas, porque têm garantia de qualidade também no traslado, desde que deixa o laboratório, até chegar no pet shop, explica a atendente Vanessa Knuth. Têm custo em torno de R$ 50,00. Normalmente os pet shops fazem campanha para alertar os clientes, com foco nos fixos, que costumam levar seus bichinhos para banho e tosa.
Não é cultural a aplicação dessa vacina e as pessoas têm um pouco de receio. Mas a veterinária assegura que é tão importante quanto às demais de calendário. Conforme ela, os cães de hoje em dia são criados muito dentro de casa e já não têm a resistência dos de antigamente, pois são muito protegidos. Por isso mesmo é necessário vacinar contra a gripe. Os idosos contraem mais por terem uma imunidade ainda mais baixa pela idade.
São considerados idosos, dependendo da raça, cachorros a partir dos sete anos, quando até sua alimentação deve mudar. Além de vacinar seu pet, a recomendação dos profissionais é da utilização de boas práticas de manejo e adequada desinfecção do ambiente. Evite expor seu animal a mudanças de temperaturas e a ambientes úmidos. Fique atento. Ele tem as mesmas doenças que os humanos e sofre da mesma forma com os sintomas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário