Mundo

Eclipse total do sol se torna um negócio lucrativo nos Estados Unidos

No Brasil, moradores das regiões Norte e Nordeste poderão avistar o fenômeno até as 18h04min, horário de Brasília

O eclipse total do sol que acontece nesta segunda-feira (21) é um episódio raro: a última vez que a Terra teve um eclipse solar com as mesmas características foi há 99 anos. O fenômeno vai poder ser observado em sua totalidade do fenômeno, numa faixa de terra de cerca de 270 quilômetros de largura, que cruzará os Estados Unidos. Serão 2 minutos e 40 segundo de completa escuridão para quem estiver entre as cidades de Charleston, na Carolina do Sul (costa leste) e Salem, no Oregon (costa oeste).

O fenômeno vai ser visto em todo o território norte-americano de maneira parcial, no Canadá, Estados Unidos e México, bem como em vários países da África e da Europa poderão acompanhar o eclipse. No Brasil, moradores das regiões Norte e Nordeste poderão avistar o fenômeno até as 18h04min, horário de Brasília. No extremo norte, a previsão é que a escuridão chegue a 50%.

Negócio lucrativo
Nos EUA, o eclipse tornou-se um grande evento, com venda esgotada de óculos especiais para o fenômeno e grande fluxo de turistas para as cidades mais expostas, como as já citadas Charleston, na Carolina do Sul, e Salem, no Oregon.

Os óculos especiais com filtro apropriado para apreciar o fenômeno estavam esgotados em várias cidades. A associação de pais da Alpharetta High School, uma escola de ensino médio de Alpharetta (região norte de Atlanta), arrecadou um dinheiro extra, depois de vender diversos óculos próprios para o eclipse para pais e alunos.

A Agência Brasil foi até a escola e conversou com gente que estava em uma fila comprando o item, como Melanie Grandy, 42 anos, disse que não conseguiu achar os óculos durante todo o fim de semana. “Procurei muito e estava tudo esgotado. Sorte minha que meu filho estuda aqui”, falou.

Além de quatro óculos para a família, Melanie levou mais cinco para amigos que pediram que ela comprasse. O limite para cada aluno era de 20 pares. Cada par foi vendido à U$ 5. As autoridades americanas recomendaram não usar radiografias para observar o fenômeno, pois segundo elas não é um filtro apropriado para proteger os olhos.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia autônoma catalã identifica foragido Younes Abouyaaqoub como autor do atentado em Barcelona Anterior

Polícia autônoma catalã identifica foragido Younes Abouyaaqoub como autor do atentado em Barcelona

Próximo

Inscrições para cursos técnicos gratuitos vão até terça-feira

Deixe seu comentário