Números

Em meio a reclamações, IBGE divulga primeira parcial do Censo 2022

Em Pelotas, 3% dos trabalhos estão concluídos e, apesar de ameaças de greve em pontos do país, paralisações não devem ocorrer no município

Carlos Queiroz -

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (30) o primeiro balanço parcial do Censo 2022. Os dados mostram 59.616.994 brasileiros já recenseados. Nas estatísticas por município, Pelotas está com 3% dos 662 setores censitários concluídos, enquanto 49,2% estão em progresso e 47,7% ainda não foram iniciados. Em Rio Grande, a conclusão é de 1,7%. No país inteiro, 2,3% dos domicílios visitados se recusaram a responder.

Os dados são publicados em um momento de divergências na realização do Censo. Principalmente nas capitais, os problemas são ligados ao atraso de pagamentos e más condições de trabalho, o que acarreta em desistências. Grupos pretendem realizar paralisação nesta quinta. Em nota publicada na última semana, o IBGE reconheceu os problemas, se desculpou e comprometeu-se a regularizar tudo o mais rápido possível. Na unidade de Pelotas, a chance de greve é descartada pelas fontes ouvidas pela reportagem.

No município, não há relatos de atrasos. Porém, apontamentos isolados de assédio moral, sexual e desrespeito foram mencionados por funcionárias que conversaram com o Jornal. Uma mulher afirma que ela e outras colegas têm ouvido desde críticas relacionadas à política até importunações, como piadas de cunho sexual e "convites" em tom provocativo. Há ainda o caso de uma funcionária fotografada por um homem durante o recenseamento. "Eu fico com medo, até falei para as meninas não andarem sozinhas", comenta. Uma outra conta que sua colega sofreu tentativa de assalto, frustrada pelo fato de os aparelhos utilizados pelos recenseadores serem acompanhados por aparelho GPS, que não pode ser desligado.

As pessoas ouvidas pelo DP dizem ter contado com apoio de seus superiores dentro do Instituto. Procurada para falar sobre o tema, a coordenadora do IBGE em Pelotas, Tatiana Gautério, lamentou, garantindo que há assistência jurídica para quando for necessário. "Na região, são mais de 500 trabalhadores. A maioria absoluta da população compreende o trabalho e atende bem o recenseador, mas há essa minoria", declara.

Andamento dos trabalhos
Tatiana diz que os trabalhos têm fluído corretamente nos 13 municípios da regional. "Nós estamos em pleno vapor, com recenseadores em todos os municípios", garante. Os chamamentos seguem ocorrendo quando há a necessidade de novas contratações, pois cada profissional é delegado para finalizar um setor e, quando concluído, havendo necessidade, outras pessoas são contratadas.

Em setembro, por exemplo, haverá novo treinamento para equipes. No entanto, não está havendo processo seletivo, já que os novos contratados são da lista de espera do concurso anterior. As estimativas iniciais apontam que 344 mil pessoas serão encontradas no município de Pelotas. A previsão é de que o Censo se encerre até o final do mês de novembro, em todo o país.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Termina nesta quarta o prazo para utilização de CNHs vencidas em agosto de 2021 Anterior

Termina nesta quarta o prazo para utilização de CNHs vencidas em agosto de 2021

Pelotas termina julho com saldo negativo de empregos Próximo

Pelotas termina julho com saldo negativo de empregos

Deixe seu comentário