Peregrinação

Erro em arquivo deixa parcela de aposentados e pensionistas sem receber em Pelotas

De acordo com a PrevPel, valores que não foram depositados já estavam disponíveis a partir das 15h desta sexta

Aposentados e pensionistas da prefeitura de Pelotas tiveram uma surpresa desagradável nesta sexta-feira (29) - último dia útil do mês, quando costumam receber seus vencimentos: o salário correspondente ao mês de janeiro não estava disponível.

A professora Carla Barbosa, 54, foi uma das afetadas. Ela conta que ao chegar ao banco Santander - responsável pelo folha dos inativos - foi informada de que o valor não tinha sido liberado. Ao procurar a PrevPel, a autarquia responsável pela previdência do município, localizada na rua Anchieta, quase esquina Neto, a aposentada teve acesso ao contracheque, mas ainda sem o dinheiro disponível.

Carla então procurou o Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), na rua Almirante Barroso, esquina Tiradentes. No local, ao entrar em contato com a PrevPel, os sindiclaistas foram informados de que o arquivo referente ao pagamento dos aposentados e pensionistas da prefeitura teria sido enviado de forma errada ao banco. Segundo Carla, a informação não foi confirmada pelos funcionários da Prevpel, que alegaram ser um problema no arquivo enviado diretamente pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) ao Santander.

A professora aposentada afirma que esta foi a primeira vez que a situação ocorreu. O que segundo ela não serve de atenuante, já que teve que ocupar várias horas do seu dia peregrinando emtre uma instituição e outra a fim de buscar informações sobre seu salário. "Imagina se eu quisesse comprar algo, como faria", questiona.

Outros bancos
Por email, Luciane Cabreira, filha de uma pensionista da prefeitura, relatou dificuldade semelhante em conseguir informações a respeito do pagamento nesta sexta. Segundo ela, o valor referente à pensão não apareceu na conta de sua mãe - neste caso, no Banrisul, um dos bancos para qual aposentados e pensionistas do município podem solicitar portabilidade. Ao procurar a PrevPel, mãe e filha foram informadas de que o deposito que a autarquia teria efetuado no Santander ainda não havia sido liberado para aos demais bancos.

Ao procurar a agência do Santander, Luciane foi informada de que a autarquia não teria efetuado nenhum depósito, o que a obrigou a voltar à PrevPel. Desta vez, funcionários da autarquia admitiram que teria havido um erro nos arquivos enviados ao banco, além da garantia de que até o fim da tarde a operação seria concluída. "Sob o calor senegalês desta tarde passamos o dia em função disso", reclama.

O que diz a PrevPel
Segundo a tesoureira da autarquia, Raquel Carvalho, houve um problema em um dos três arquivos enviados pela Coinpel ao Santander. Ela garante que somente alguns aposentados e pensionistas que recebem no banco foram afetados, mas que o pagamento estava disponível após as 15h desta sexta. Apesar do registro de não recebimento em uma agência do Banrisul, Raquel sustenta que em agências de outras insituições bancárias o dinheiro estava disponível aos inativos.

 

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo está em dia com 100% dos servidores, diz Estado

Próximo

Mobilização acontecerá na área Porto/Balsa

Deixe seu comentário