Educação
Escola requalificada
Prefeitura entrega obra de requalificação da EMEI Érico Veríssimo, no Navegantes
Paulo Rossi -
Atualizada às 23h12min
Um ato marcou a entrega das obras de requalificação da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Érico Veríssimo, no Navegantes, na tarde desta quarta-feira (21) em Pelotas.
Estavam presentes autoridades, professores, diretores de escolas e os pais dos 138 alunos do colégio. A requalificação do espaço abriu 46 novas vagas - todas já ocupadas por crianças da comunidade. O prédio, com 686 metros quadrados, abriga seis salas de aula, uma sala multiuso, refeitório, fraldário, sala da direção, secretaria, sala dos professores, além do pátio e da praça de brinquedos, totalmente renovada. "Uma nova escola", comentavam as pessoas comparando com as condições do antigo prédio, no mesmo endereço. Mesmo inaugurada hoje, já conta com fila de espera de matrículas. A unidade faz parte do projeto de requalificação de um total de 28 escolas infantis da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). A obra custou R$ 979,4 mil, pagos com recursos próprios do município.
Diretora desde 2015, Camila Souza assumiu a Emei em obras. Ela lembra que tinha disponíveis apenas duas salas para trabalhar com todos os 92 alunos. Conta que, conforme foi liberando as salas reformadas, ia ocupando os espaços. No discurso, Camila agradeceu a paciência dos pais pelo entendimento em relação aos transtornos ocorridos. "Trabalhamos todos juntos, mesmo com toda a dificuldade da escola em obras", disse. A comunidade aplaudiu as palavras da diretora, que adiantou que já existe uma fila de espera para estudantes. "Existem turmas que têm 30 e outras 40 pessoas (na fila de espera)", informou. De acordo com o secretário da pasta, Artur Corrêa (PTB), são turmas de berçário - de crianças de zero a três anos. "Lembrando que a LDB define que até 2024 o município deve atender 50% desta demanda", esclareceu.
Os alunos do pré-escolar prepararam uma apresentação antes da atividade e se apresentaram diante de vereadores e da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). O ato de reinauguração foi em frente a uma parede branca onde havia uma árvore pintada - os frutos da árvore eram calotas de rodas de automóveis reaproveitadas. Conforme ex-funcionários da escola, antes o pátio era muito descuidado. Agora está com brinquedos novos e uma camada de brita em toda a sua extensão.
O mensageiro Fabiano de Freitas, 32, tem dois filhos no local. Até a última segunda-feira a escola funcionava apenas em turno parcial, devido à falta de profissionais. Freitas conta que uma das filhas entrou no final de março. Ex-estudante da Érico Veríssimo, ele espera que a comunidade cuide e mantenha tudo em boas condições, como foram apresentadas nesta quarta.
Novas entregas
O secretário de Educação garante que até o final do ano serão entregues mais quatro escolas infantis. "Hoje oito estão em obras e três estão em processo de licitação", informou.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário